segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Corintos Capítulo 2

Domingo dia 23 /janeiro de 2011

Corrigindo erros, acertando rumos

Estamos ministrando aos domingos , ensinamentos da carta do Apóstolo Paulo aos Corintos
De todo o Novo testamento, essa é a a carta que mais trata de problemas na igreja.

A cidade de Corinto era muito depravada, inundade de imoralidade. O termo “ Corintianizar” refere-se a viver uma vida de prostituição, beberragem e devassidão.

Introdução: Citamos aqui 4 propósitos pela qual essa carta foi escrita:

1) O propósitos pela qual Paulo escreve esta carta é para ensinar aos crentes, como viver para Cristo em uma sociedade corrupta

2) Paulo escreve também porque. Eles não levavam a sério certos pecados, mas Paulo sabia que eram muito grave perante Deus

3) Porque continuavam carnais, não chegaram a maturidade espiritual.

  1. Também essa carta foi escrita por causa de uma carta que irmãos mandaram perguntando sobre certas doutrinas.1 Coríntios 7:1 “ Agora vou tratar dos assuntos a respeito dos quais vocês me escreveram...”

No versículo 2 - Fala de uma pregação louca – sobre um defunto
Jesus Cristo e este crucificado”  A mensagem de um Messias salvador cruxificado, isso era, foi um absurdo. Como exaltar um criminoso que vem a ser executado por um crime? Essa é a loucura da cruz!  A cruz foi a forma mais humilhante de morte, Era um escândalo.  Foi um símbolo de ignomínia, vergonha, violência. Os romanos penduravam em uma cruz para que todos passessem por ali, jamais desejasse seguir os passos daquele criminoso. .  Ninguém queria seguir um homem que morreu, muito menos como um criminoso e pior ainda: Crucificado.  Essa pregação na época era um absurdo, incompreensível , seguir um homem que foi preso e condenado, e que para eles estava morto.
A mensagem de Paulo sempre foi Cristocêntrica.
No novo testamento o nome Jesus ou Cristo é mencionado 1.641 vezes. Mas muitos pregadores, já não pregam nada sobre Jesus, falam mais de outros personagens da bíblia, mas Jesus nem se quer é mencionado.
    Versículos 1 a 5 – Pregação tem que ser cristocêntrica e não com Sabedoria vazia. Tiram a cruz da pregação, tiram Jesus da mensagem
    Esse tipo de mensagem sem Jesus poderia ser abordada e aceita numa sinagoga, ou mesquita, ou entre os Mórmons, pode ser até uma pregação de moralidade oca, sem nunca falar de Jesus.
Paulo não negou a importância do estudo, pois ele mesmo teve preparo acadêmico.

Tem gente que vai longe, paga para ouvir Marcos Feliciano/ Silas Malafaia e tanto outros, mas não consegue ficar 1 hora na presnça de Jesus falando com Ele.

Certa vez uma igreja  tinha uma daquelas janelas de vidro colorido com cena do Evangelho atrás do púlpito. Uma semana o pastor daquela igreja tinha que viajar, e outro tomou seu lugar, que era muito mais baixo.  Uma criança naquele domingo olhou para o novo pregador e perguntou para sua mãe, “Mãe, onde está aquele outro homem que sempre fica no lugar onde não podemos ver a Jesus? 

O foco da mensagem tem que ser Jesus. Augusto Cury, não é crente,, mas fala mais de Jesus do que pregadores, pastores ou tele-evangelistas.

João Batista falava sobre Jesus, sua missão era falar sobre JESUS , ele disse - “Convém que ele cresca e que eu diminua”

No versículo 3 , Paulo escreve: “Fui em fraqueza”   Paulo enfrentou em Filipos açoite, cadeia e muita humilhaçãoo; Em Tessalônica—ePaulo foi expulso como criminoso; Em  Beréiac - a mesma experiência de Tessalônica; em Atenas—ele foi ridicularizado pela comunidade universitária   Corinto—pior de tudo!  Poço da humanidade!  Andou sozinho 90 km.  Medo, fraqueza, dúvida, temor e tremor.  Um ser humano! Deus usa pessoas que reconhecem sua fraqueza!  Somos fracos, falhos, mas aceitos por causa da cruz de Cristo!

Deus usa as coisas loucas desse mundo. Exemplo: Moisés era um homem gago! E Paulo deiz “Não com sabedoria (humana)”

  Paulo não queria que eles adquirissem uma nova filosofia, mas uma nova vida! Uma vida transformada.


Nos vesículos 11 e 12 mencionam 3 diferentes espíritos
Espírito do homem .v.11
Espírito de Deus v. 11
Espirito do mundo v. 12


Paulo menciona 2 tipos de pessoas: Os que são carnais e os que são espirituais

Em corinto uns achavam-se mais espirituais do que outros.

      No versículo 15, o apóstolo Paulo fala do homem espiritual, referindo-se ao cristão maduro, que cresceu na fé, pois no capítulo 3 e verso 1,Paulo escreve: Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. 2 Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; . O homem espiritual examina, convence e reprova o homem natural em seus maus caminhos, mas ninguém é capaz de encontrar faltas no homem espiritual.

Como uma pessoa surda não aprecia uma bela música - Só o espiritual consegue ouvir, entender e compreender as coisas do espírito.

O Carnal – É dirigido pelos instintos humanos.
O Espiritual – Èguiado pelo Espírito Santo.

O espiritual não é dominado pela carne, sabe negar-se a si mesmo – renuncia sua vontade e seu querer, é uma pessoas crescida e não mais como uma criança mimada.

Para viver no espíito, não deixando ser levado pelos impulsos da carne é necessário vigilãncia, cuidado e esforço.


      No versículo 16, o apóstolo diz que ninguém pode saber o de Deus está pensando, mas ele encerra o capítulo afirmando que “nós temos a mente de cristo”
      Um exemplo para essa expressão é que se você passa tempo com Jesus, você terá a mente de Cristo . Se você passa tempo com alguém saberá seus planos, vontades, saberá os sonhos, planos dessa pessoa. Aos Filipenses, ele escreve: “Tenham em voces o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus”

Ter a mente de Cristo, significativa encarar as situações como Cristo encara

Podemos aprender grandes lições nesse capítulo:
1- Procurar saber ssomente sobre Jesus. v.2
2- Vamos a Jesus sempre em fraqueza. v. 3
3- Não conseguimos tudo, só com palavra. v.3
4 – Existem coisas preparadas somente para aqueles que o amam. v. 9
Há uma lista extensa de coisas que Deus prepara par aqueles que o amam.


Conclusão: Certa vez uma menina em idade pré-escolar, iria fazer o papel Maria, mãe de Jesus, em um teatro natalino.  No início tudo ia muito bem, e “Maria” sorria com satisfação enquanto admirava a boneca na manjedoura.  Mas logo os animais, e pastores, e outras pessoas encheram o palco, até que ninguém podia ver o berço humilde.  Foi então que a menina levantou a boneca  sobre a cabeça de todos, onde ele ficou até o final da peça.  Depois, quando alguém perguntou por quê ela fez assim, a menina declarou, “Todos estavam tirando seu lugar. . . eu tinha que levantar Jesus!” 

Como a pregação de Paulo, Jesus estava no centro, Paulo vivia por caus dele, sofria por causa Dele, e porconseguinte possuia a mente de Cristo, assim também, enfrentaremos e venceremos esse mundo e as dificuldades desse mundo tendo a mente de Cristo.