domingo, 24 de abril de 2011

A ressurreição de Jesus. 1 Cor. 15

Introdução - O Apóstolo Paulo dá as provas da ressurreição do Senhor Jesus, e as testemunhas que viram Jesus ressucitado. Ele utiliza o capítulo 15 de 1 Corintios para falar somente sobre a ressurreição de Jesus
Texto - 1 Cor. 15:1-58 
Paulo prega do v.12 até o v.19 sobre o que alguns estavam dizendo que não havia ressurreição. Esse pensamento era de filosofias de seitas pagãs e também ensino dos saduceus que não acreditam em ressurreição. Pensavam que a vida era somente aqui, e depois da morte, tudo acaba. Isso foi uma heresia dentro da igreja. No mundo as pessoas nem se preocupam com o destino eterno de suas vidas.
Paulos descreve que o motivo da morte é o pecado. 1 Cor. 15:56 Diz que o ferrão da morte é o pecado.


Ressurreição e ressuscitação
Existe diferença entre ressurreição e ressuscitação:
A ressurreição é para a vida eterna, não volta mais a morrer, mas a ressuscitação, a pessoa pode voltar a viver através de um milagre, mas retorna a morte fisica outra vez.
Exemplo de ressuscitações na bíblia.

1- Filho da viúva de Sarepta - 1 Rs. 17:17-24
2- Filho da Sunamita - 2 Rs. 4:8-37
3- Soldado Ferido - 2 Rs. 13;20-21
4- Filha de Jairo - Lc. 8:49-56
5- Filho da viúva de Naim - Lc. 7:12-17
6- Lázaro - João 11
7- Os santos no ato da ressurreição de Jesus - Mat.. 27:52
8- Tabita (Dorcas)- At. 9:39-40


Maior milagre foi a ressurreição. É o fundamento da nossa fé:
a) Se Cristo não ressuscitou, nossa pregação é vã v. 14
b) Ainda permanecemos em nossos pecados v. 17
c) Os que descansam no Senhor, perecem sem esperança. v. 18
d) Somos os mais infelizes de todos os homens. v. 19

Porque temos a certeza de sua ressurreição:
Paulo fala das provas da ressurreição v. 4-8

1)Apareceu a Pedro e aos 12 
2)Foi visto por mais de 500 irmãos 
3) Apareceu a Tiago 
4) Por último aparaceu a Paulo

domingo, 17 de abril de 2011

Páscoa – Vitória ou destruição

Texto - 1 Cor.5:7 Joguem fora o velho fermento do pecado para ficarem completamente puros. Aí vocês serão como massa nova e sem fermento, como vocês, de fato, já são. Porque a nossa Festa da Páscoa está pronta, agora que Cristo, o nosso Cordeiro da Páscoa, já foi oferecido em sacrifício. 8 Então vamos comemorar a nossa Páscoa, não com o pão que leva fermento, o fermento velho do pecado e da imoralidade, mas com o pão sem fermento, o pão da pureza e da verdade.
Êx 12.14 “Este dia será como um memorial que vocês e todos os seus descendentes celebrarão como festa ao Senhor”.

Introdução: Exôdo Cap.12 mostra o início da páscoa, Para o povo de Deus, a páscoa foi benção, mas para os egípcios foi grande destruição vamos observar fatos importantes sobre a páscoa.

Características da páscoa

1. Era uma festa dos hebreus

2. Páscoa significa “Passagem, ou passar por cima - Era a passagem do anjo da morte, que matou milhares de egípcios, mas protegeu os hebreus, tornando-os um povo livre.

3. A Páscoa era um livramento:

a. Da morte

b. Da escravidão – Eles deixariam de ser escravos após a páscoa

4. Era libertação: Nunca mais eles seriam maltratados

A páscoa deveria ser comemorada durante 7 dias – Era o início da primavera – Era o 1. Dia de lua cheia Êxodo 12:15 Sete dias comereis pães asmos. Logo ao primeiro dia, tirareis o fermento das vossas casas, pois qualquer que comer coisa levedada, desde o primeiro dia até ao sétimo dia, essa pessoa será eliminada de Israel.

Novo testamento diz que Jesus é o cordeiro da páscoa "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! Jo 1.29

O cordeiro utilizado na páscoa deveria ser sem nenhum defeito. Jesus é o cordeiro pascal sem defeito, sem pecado ou culpa.

Temos 6 os testemunhos de perfeição de Jesus, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

I. O Testemunho de Judas “ Pequei traindo sangue inocente” Mt.27:4

II. O Testemunho da Mulher de Pilatos “Não entres na questão desse Justo” Mt.27:19

III. O Testemunho de Pilatos “ Não acho nEle crime algum” Jo.18:38; Lc.23:14

IV. O Testemunho de Herodes “ Tão pouco Herodes achou nEle algo digno de morte” Lc.23:15 Só Deus achou nEle algo digno de morte, algo nEle, porém não dEle...

V. O Testemunho do Malfeitor “Mas este nenhum nal fez.” Lc.23:41

VI. O Testemunho do Véu do Templo “E eis que o véu do templo se rasgou em dois” Mat.27:51 - Até a cortina revela a sua inocência.



A páscoa revela que Deus prioriza a família

Deus priorizou a família. Deveria ser comida em família –

Deus programou uma festa doméstica: (Por isso que amamos os apriscos) sem templo, sem altar, na sua própria casa. Ele revelou sua prioridade número um: o lar! E família, para Deus, tem uma visão mais abrangente, envolvendo também os que têm relacionamentos mais próximos (v.4 – “....deve dividi-lo com o seu vizinho mais próximo”).



Exigências na páscoa:

1) Cordeiro Sacrificado - “...toda a comunidade de Israel irá sacrificá-lo, ao pôr-do-sol”. (v.6)

2) Não poderia ter nenhum osso quebrado - Êxodo 12:46 -nem lhe quebrareis osso nenhum. João 19:36 E isto aconteceu para se cumprir a Escritura: Nenhum dos seus ossos será quebrado.

3) Deveria ser assado – Jesus passou pelas chamas de aflição e angústia, dor e abandono “Ele foi oprimido e afligido; e contudo, não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro”. Is 53.7

4) Páscoa tem um Sinal: SANGUE (v.7-13) 1 João 1:7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

5) Não poderia ter nenhum fermento dentro de casa; O fermento na bíblia significa, o mundo e o pecado. A casa tem que estar limpa. Deus faz a parte Dele, nos oferecendo seu perdão através de Jesus. Mas, temos que fazer a nossa parte também, eliminando o mal de nossas casas. Devemos tirar o fermento. O que é um fermento em sua vida? O fermento não poderia estar em nenhuma casa durante a páscoa.



Conclusão: A morte de Jesus foi planejada, como também a páscoa foi avisada. O primogênito dos egípcios morreram, o filho unigênito (Único) de Deus, deu a sua vida por nós, como o cordeiro da páscoa. Sua morte teve local, dia e hora marcada. Mas estava decretada a sua vitória contra o pior inimigo do ser humano: A Morte, sim a morte é imbatível, mas Jesus venceu a morte. No domingo, na madrugada Ele ressuscitou.

Hoje as pirâmides do Egito, famosas por abrigarem corpos mumificados dos antigos reis do Egito. A Catedral de Westminster em Londres é respeitada porque ali estão corpos da nobreza e de britânicos famosos. O mausoléu de Maomé é notável pelo caixão de pedra e os ossos que contém. O cemitério de Arlington, em Washingtom (EUA) é venerado como o lugar de descanso de muitos americanos famosos. Mas, o sepulcro de Jesus é famoso, justamente porque está vazio.

Nós adoramos um Deus vivo, e ele está conosco aqui agora e por todos os dias de nossa vida. Você pode orar a Ele, que virá ao teu encontro, para lutar pela tua causa e te dar uma verdadeira páscoa, que é libertação de uma vida escravizada.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Viver para não ser um prejuízo

Tema: Viver para não ser um prejuízo

Introdução: Paulo aborda nessa passagem em 2 partes:
1. O que podemos Fazer (v. 23) Praticamente tudo, mas nem tudo é bom.
2. O que devemos fazer (v. 24-33)
1 Cor. 10:23 '' Alguns dizem assim: Podemos fazer tudo o que queremos.” Sim, mas nem tudo é bom. “Podemos fazer tudo o que queremos”, mas nem tudo é útil'' Nova tradução da Linguajem de Hoje
Podemos dizer o que quisermos – mas nem tudo que dissermos será bom, ou não edificará nada em ninguém.

COMO VIVER BEM COM OS OUTROS
1 Cor. 10:24 Ninguém deve buscar os seus próprios interesses e sim os interesses dos outros.

Existem 2 tipo de pessoas:
A) As que quem vivem para si
B) As que vivem para os outos
    • Um é feliz
    • Outro vive AMARGO e infeliz
Um relacionamento de qualidade, é o que visa o bem dos outros, não o seu próprio bem.
- 97% de nossos problemas, é de relacionamento
    • Não fale de si - ouça os outros.
    • Não espere receber elogios, elogie.
    • Não espere dos outros, faça para os outros o que você deseja receber dos outros. Mateus 7:12  "Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas"

PAULO DIZ QUE PODEMOS COMER O QUE QUISERMOS
25 Vocês podem comer de tudo o que se vende no açougue, sem terem nenhuma dúvida de consciência. 26 Pois, como dizem as Escrituras Sagradas: “A terra e tudo o que nela existe pertencem ao Senhor.” 27 Se alguém que não é cristão convidá-los para comer, e vocês resolverem ir, comam o que for posto na frente de vocês e não façam perguntas por motivo de consciência.

PORÉM QUASE TUDO TEM UMA EXCEÇÃO
v. 28 Mas, se alguém disser a vocês: “Esta comida foi oferecida aos ídolos”, neste caso não comam, por causa daquele que disse isso e também por motivo de consciência.
v. 29 Não estou falando da sua própria consciência, mas da consciência do outro. Mas alguém pode perguntar: “Por que é que a minha liberdade deve ser diminuída pela consciência dos outros?

COMO VIVER COM DEUS
30 Se eu agradeço a Deus o alimento que como, por que é que sou criticado, se já o agradeci a Deus?” 31 Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.

QUE O NOSSO VIVER DÊ LUCRO E NÃO PREJUIZO A NINGUÉM
32 Vivam de tal maneira que não prejudiquem os judeus, nem os não-judeus, nem a Igreja de Deus. 33 Façam como eu. Procuro agradar a todos em tudo o que faço, não pensando no meu próprio bem, mas no bem de todos, a fim de que eles possam ser salvos.

O apóstolo Paulo foi um grande modelo: Filipenses 3:7 Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo.

PERGUINTAS DE REFLEXÃO
Quem vive com você, está no lucro opu no prejuízo?

GANCHO EVANGELISTICO
Quem andava com Jesus, somente andava no lucro
Se você anda com Jesus hoje, andará no lucro
Porque?
    1. Porque Ele te ama
    2. Porque Ele perdoa teus pecados
    3. Porque Ele te dá vida Eterna
    4. Porque Ele te dá Um lar Eterno

Andar sem Jesus é prejuízo, é cheque sem fundo, é um roubada, uma tristeza.


CONCLUSÃO – Filipenses 2:3-9 nos diz a respeito de Jesus que é modelo de nossas vidas
Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos. 4 Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros. 5 Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: 6 Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. 7 Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, 8 ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte—morte de cruz. 9 Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes


domingo, 3 de abril de 2011

O deserto: Um modelo espiritual - 1 Coríntios 10

Título:  Deserto, Um modelo espiritual

Hoje ministraremos a palavra baseado em 1 Coríntios capítulo 10
Introdução: Paulo pede para lembrar o passado, pois tiveram proteção do Senhor.
    De que eles deveriam lembrar-se:
    1. Lembrar o passado
    a) Para pensarmos quem nós éramos, de onde o Senhor nos tirou
    1 Coríntios 1:26 Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento.
    b) Não tínhamos nem um valor
    Êxodo 3:11 Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?
  1. Lembra-lhes da proteção que aconteceu com eles
    a) Proteção – Pela nuvem – essa nuvem de fumaça e de fogo a noite. A noite eram aquecidos, de dia eram guardados do sol. v.1
    De muitas coisas o Senhor Jesus nos tem guardado.
    b) Proteção na travessia. Eles passaram ilesos, enquanto seus inimigos perseguidores, afogaram-se no mar. v. 1
    Quando o Senhor está contigo, alguém te persegue, olha bem para eles, porque nunca houve alguém que se levantou contra alguém a quem o Senhor está ajudando, que não ficou em descrédito ou ruína. Ex. Judeus perseguidos, mortos – Ex. Holocausto judeus sem pátria desde 70 d.C
    Mateus 27:25 E o povo todo respondeu: Caia sobre nós o seu sangue e sobre nossos filhos!
  2. Lembra-lhes do suprimento que tiveram:
    a) Alimentação: Receberam o maná, codornizes. Ninguém morreu de fome. O maná descia do céu, a semelhança de Jesus que desceu do céu. Ele é o pão vivo, dele nos alimentamos
    b) Suprimento de água: Onde não havia água, Deus fez brotar de uma rocha a agua para saciar a sede. Jesus é a fonte de agua viva. Ele é a rocha de onde tem agua viva. João 4 Fala da mulher samaritana v. 10 diz: Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
    Paulo pede para que lembrem do milagre que Deus estava fazendo para eles


Porém acontece um fato triste: Deus não ficou contente com eles v. 5
a) Morreram e ficaram estirados no deserto. v. 5
b) Não entaram na terra prometida
Paulo escreve 2 vezes: Tudo o que aconteceu, serve-nos de exemplo . v. 6, 11


Quais os exemplos podemos tirar dessa passagem:
a)O que vale é chegar ao fim, não apenas iniciar uma jornada com Deus
b) Muitos tiveram a fé no Senhor Jesus, e pararam – Ficaram no deserto desse mundo. Se você parar um pouco, lembrará de quantos estão no deserto desse mundo
c) Começar não é tudo, chegar na linha final é que tem o valor. Lutar até vencer
d) Um campeão em uma corrida, não é quem começa a correr, mas quem chega na linha final e no primeiro lugar.


e) Vigiar para não ficar no deserto:
f) Eles cometeram Idolatria, imoralidade, fizeram queixas de Deus e de seu servo Moisés.


São nossos pecados que nos mantém longe de Deus. V. 5 diz que Deus não ficou contente ou satisfeito com eles.
Tiveram a liberdade demais – Eram escravos, agora sendo livres, não soberam aproveitar a liberdade.
4 pecados que levou Deus a se desagradar deles:
a) Não vos façais, pois, idólatras, v. 7
b) E não pratiquemos imoralidade, v. 8
c) Não ponhamos o Senhor à prova, v. 9
d) Nem murmureis, como alguns deles murmuraram v. 10



Conclusão: Nos guardemos ao Senhor. Que não vivamos um evangelho de plástico. Mas autêntico, real e verdadeiro!
Jesus te tira do deserto – tem algo maravilhoso para tua vida – seja fiel no deserto, seja aprovado no deserto.