segunda-feira, 30 de maio de 2011

Característica do verdadeiro filho de Deus

Corintio 13 é o medidor do amor

INTRODUÇÃO: Esse capítulo é um poema, descrito por Paulo, e mostra as c aracterísticas do verdadeiro cristão.

1. É preciso então definir bem o que é amor.
a) AMOR É UMA DECISÃO:
O texto mostra que o amor não é algo que você diz, mas que você faz.

O amor não são palavras, mas ações.

Você já correu algum risco para ajudar alguém?
Você já abriu mão de algum beneficio pessoal em favor de outra pessoa?
Você já perdeu para  que o outro ganhe?

b) AMOR É UMA ESCOLHA: É uma decisão, não existe vacina para amar, é uma escolha.

c) SEM AMOR TUDO QUE EU SEI É INCOMPLETO: v 2a - “...O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica”. 1 Co 8.1
d). SEM AMOR TUDO O QUE EU CREIO É INSUFICIENTE: v 2b ....e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei.” – v. 2b.
Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.” – I Jo 4.20
 
e) SEM AMOR TUDO O QU EU DOU É INSIGNIFICANTE: v. 3
A Bíblia condena sua doação, se você dá:
Para ser aceito,
Para controlar,
Para ter prestigio,
Para impressionar,
Vocês já viram pais que tentam comprar os filhos com presentes?
 
f) SEM AMOR, TUDO QUE EU FAÇO É INEXPRESSIVO: v 3b
e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá.” NVI

2 - CARACTERISTICAS DO AMOR

1.  Paciente—“longânimo” ou “sofre longamente”, em outras palavras, aguenta irritações, frustrações, desapontamentos.  A pessoa que não se vinga, não exerce seus “direitos”.  (Jesus: Pai, perdoa-os . . .”)(Ateu que desafiava Deus a matá-lo pelas suas blasfêmias dentro de 5 minutos . . . será que o eterno Deus de amor e graça pode ter sua paciência esgotada em 5 minutos?”)
 
2.  Benigno— (bondoso NVI).  A palavra soa como o nome de Cristo . . . o amor trata os outros de forma suave (Mt 11.30—o jugo de Jesus) e não duro.  Trata os funcionários assim. Trata pessoas mais simples assim.  Trata sua família assim!
Um filho perguntou a mãe: - Mãe, eu posso ir ao hospital ver meu amigo? Ele está doente! A mãe responde com uma pergunta: - Claro, mas o que ele tem? O filho com a cabeça baixa, diz: - Tumor no cérebro. A mãe furiosa diz: - E você quer ir lá pra quê? Vê-lo morrer? O filho lhe dá as costas e vai... Horas depois ele volta vermelho de tanto chorar...dizendo: - Ai mãe, foi tão horrível, ele morreu na minha frente! A mãe com raiva: - E agora?! Tá feliz?! Valeu a pena ter visto aquela cena?! Uma última lágrima caiu de seus olhos e acompanhado de um sorriso, ele disse: - Muito, pois cheguei a tempo de vê-lo sorrir e dizer... EU TINHA CERTEZA QUE VOCÊ VINHA!!!
3.  Não arde em ciúmes— (não inveja NVI).  A inveja tem duas formas: desejo de ter o que o outro tem ou, pior, desejo que o outro não tem o que tem.  O amor não faz comparações com outros. (Caim com Abel)
 
4.  Não se ufana— (não se vangloria NVI).  O amor não fala de si mesmo.  Não se gaba de suas próprias realizações antes de interessar-se nos feitos do outro.  Não é convencido. (Provérbios: Que o outro te louve, e não a ti mesmo)
Como estaria a tua carteira? SE você ganhasse ou perdesse R$ 10,00 por cada pessoa que você tratasse bem ou mal, ou deixasse de fazer algo.
5.  Não se ensoberbece— (não se orgulha (NVI).  A idéia é de ficar cheio de si, com peito estufado.  Inchado consigo mesmo.  “Arrogância tem uma cabeça grande . . . amor tem um grande coração”
Certo dia, num cemitério, estava um chinês a colocar pratos de arroz em volta da sepultura do seu ente querido, como é costume fazer-se na sua cultura. Ao seu lado, estava um cristão a colocar flores na campa do seu familiar. Surpreendido, este perguntou ao chinês se ele acreditava que a pessoa ali sepultada iria comer o arroz. Respondeu o chinês: “Sim, acredito. E será no mesmo dia em que o seu falecido há -de cheirar essas flores”.

6.  Não se conduz inconvenientemente— (não maltrata).  Não trata outras pessoas de forma vulgar.  Não é rude, com péssimas maneiras.  . . . não faço aquilo que menospreza, desconsidera ou chateia ao outro.  Aplicação no trânsito, na mesa, na fila, na conversa, etc.)
 
7.  Não procura os seus interesses.  Esse é o resumo de todas as características, e está no centro da lista.  Alguém comentou, “Cure o egoísmo, e você re-plantou o Jardim do Eden.”
 
8.  Não se exaspera— (não se ira facilmente).  Essa é a característica própria para pais e pessoas que precisam lidar com pessoas problemáticas.  A palavra significa “não provocado facilmente”.

9.  Não se ressente do mal— (não guarda rancor).  Significa, Não faz listas de ofensas
 
10. Não se alegra com a injustiça.  O amor verdadeiro é puro, não sujo. Apetite pelo mal. A marca do discípulo - Jesus disse: "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" (João 13:35)
 
11. Regojiza-se com a verdade. A verdade sempre vence, nunca perde.
 
12. Tudo sofre.  O amor suporta aflição, menosprezo. Uma mulher européia, da alta sociedade, estava em um safari na África. O grupo parou rapidamente em um hospital para leprosos. O calor era intenso e haviam moscas zumbindo por toda a parte. Ela reparou em uma enfermeira curvada em meio a muita sujeira, cuidando das feridas de um leproso. Com desdém a mulher comentou: "Ora, eu não faria isso nem por todo o dinheiro do mundo!" A enfermeira, tranquilamente lhe disse: "Nem eu". Há muitas coisas que fazemos apenas por amor ao Senhor.

13. Tudo crê.  O amor não pensa mal sobre o outro, mas bem.  Não fica cheio de suspeitas. Jesus sabia que Judas era o traidor e não o tratou com desprezo.
 
14. Tudo espera.  O amor é otimista, e mesmo que sua fé não seja retribuida, continua esperando que “no fim, tudo dará certo”. Não entendo amor egoista que não espera o casamento chegar. AMEAÇÃ: Se você não se entregar para mim, vou te DEIXAR. Diga Adeus
 
15. Tudo suporta.  A lista termina como começou.  O amor é paciente!  Fica debaixo de dificuldades por amor ao amado. JESUS suportou TUDO por você

 
III.  A ETERNIDADE DO AMOR (v-13) A última estrofe desse hino de louvor ao amor descreve a permanência do amor em contraste com os dons espirituais.  Esses desaprecerão (8-10)!  Por isso, vamos fazer investimentos sadios e sábios naquilo que é permanente!

É o “adorador egoísta”. Estuda a Bíblia, lê bons livros, ora regularmente, mas é fechado para os outros. Tenta cuidar do relacionamento vertical - ele e Deus, mas despreza o horizontal - ele e os homens.

O amor governa sem a espada”
Disse o imperador Napoleão Bonaparte: “Alexandre, César, Carlos Magno e eu, fundamos grandes impérios. Mas sobre que estavam baseadas essas criações? Sobre a força. Jesus fundou seu Reino baseado no amor e hoje milhões estão prontos a morrer por Ele.”



A MATURIDADE
O que é maturidade? Paulo escreveu em Corintios 13.11 “Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança. Agora que sou adulto, parei de agir como criança”.
Atitudes de uma criança:
1. É meu!
2. Chora
3. Deita e rola no chão, faz manha – Não existe ser mais egoísta que a criança.
4. Faz pais, passar vergonha em público, por índole egoísta

Jesus disse: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.”.
Condenação por falta de amor, no juízo final: “Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber” (Mt.25:41-42)
Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor ” (1 João 5:7-8).
Conclusão:
Deus não precisa de fé. Não é dependente de ninguém.
Deus não precisa de esperança. - Mas, “Deus é amor”
PERFEIÇÃO: “sobre tudo isto, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição” (Colossenses 3:14)

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Corintios capitulo 11

Nesse capítulo iremos falar de 3 temas que estão presente nele


Tema 01. Devemos ser imitado, e ter alguém que nos imite.
Corintios 11.1 – Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo. Esse texto é continuação do capítulo 10. “procuro ser agradável a todos Não buscando o meu próprio interesse, mas o de outros para que sejam salvos. ”


Paulo pede para serem um imitador
3 perguntas para você
  1. Realmente devemos ser imitados?
  2. Em que devemos consertar nossa vida para que outros nos imitem?
  3. Por qual tipo de atitude, que todos deveriam te imitar?


Tema 02 - Véu e autoridade
A igreja de Corinto tinha um hábito, ou uma tradição do uso do véu. Era um sinal de submissão a autoridade do marido, Exemplifica isso, quando fala do anjos v. 10 – anjos os mais submissos de todas as criaturas, sentiriam-se ofendidos pela falta de submissão. Falta de submissão, é desonra, desprezo, ofensa.


Tema 03 - Paulo usa 2 palavras, expressões opostas, uma da outra
a) v.2 De fato, eu vos louvo porque, em tudo, vos lembrais de mim e retendes as tradições assim como vo-las entreguei. (Eu os elogio...)
b) v. 17 Nisto, porém, que vos prescrevo, não vos louvo, porquanto vos ajuntais não para melhor, e sim para pior.


No que eram louvado ou elogiados?
a) Por se lembrarem dele. “em tudo”
Ser esquecido é muito ruim. Você alegra-se quando é lembrado.
b) Se você já se sentiu esquecido, lembre-se que Jesus pela própria família foi esqueciso quando tinha 12 anos
Tema de casa: Nesta semana, surpreenda alguém, talvez quem há muito tempo você não vê, telefona ou visite essa pessoa.
JESUS nunca esquecerá de você – - Isaías 49:15 Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.
Isaías 44:21 Lembra-te destas coisas, ó Jacó, ó Israel, porquanto és meu servo! Eu te formei, tu és meu servo, ó Israel; não me esquecerei de ti.
Sal 27:10 - Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me acolherá.
Outro motivo que Paulo Elogia
  1. 1 - Retendes as tradições que vos ensinei –
Quando ensinamos a palavra para alguém, ficamos muito feliz quando não esquecem, e colocam em prática o que lhes foi ensinado.


PORQUE PAULO NÃO OS ELOGIA?
Por menosprezar a igreja. Eles banalizaram e desprezaram a igreja com suas atitudes, e na realidade nós somos a igreja.
Mas o que é igreja? No grego é utilisado a palavra “ECLESIA” que significa “Chamados paea fora”
A igreja é lugar de vida, precisamos ser igreja, e não apenas irmos à igreja. Qual a diferença entre SER e IR a igreja?


A igreja não consiste em quatro paredes
Disemos: “Vamos a igreja, na realidade nós somos a Igreja” Estamos em um local de adoração, ponto de pregação, ou auditório, etc.
"igreja que está em tua casa" (Fp 1.2)
É chegado o tempo de deixarmos de querer "ir para a Igreja", para SERMOS Igreja onde vivemos. Em vez de trazer pessoas para a igreja, levarmos a Igreja às pessoas.
Os irmãos de Corinto, banalizaram a igreja, a igreja tornou-se comum, deixou de ser diferenta da sociedade
No que Paulo não os louva, ou não os elogia? - v. 17
Suas reuniões faiam mais mal do que o bem . Paulo lhes escreveu que havia divisões entre eles , brigavam, discutiam, discordavam, Saiam revoltados, e não abençoados.
"A igreja é o lugar da diferença". Chegamos tristes ou atravessando muitas lutas, mas saimos do culto alegres, confiantes na bênção do senhor sobre a nossa vida.

Deus tem algo novo para a sua vida. Jesus é o Senhor, o dono da igreja. Por ela, Ele deu a sua vida. Entregue a Ele a sua vida e tenha uma mudança. Seja a Igreja.