segunda-feira, 27 de junho de 2011

Porque Deus não me responde a minha oração

Mateus 6:5-15



Jesus ensinou sobre a oração, e a oração consta em toda a bíblia. Da Gênesis a Apocalipse é feito menção sobre a oração. Mas nem todas as orações são respondidas. Veremos o que impede a oração de ter êxito.



Razões porque Deus não responde a todas as orações.

1) Ele não dá ouvidos às orações dos perversos.: "Então, chamarão ao Senhor, mas não os ouvirá; antes, esconderá deles a sua face, naquele tempo, visto que eles fizeram mal nas suas obras" (Miquéias 3:4).

2) Nossos pecados impedem a oração "Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça" (Isaías 59:1-2)

. "Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males" (1 Pedro 3:12).

3) Ele não ouve as orações da pessoa que está espiritualmente em cima do muro: "Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos" (Tiago 1:6-8).

Uma pessoa sem compromisso espiritual a oração não será ouvida.

4) Deus também não dará ouvidos a orações egoístas: "pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres" (Tiago 4:3).

5) Deus não responderá a orações que são feitas para se mostrar: "E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa" (Mateus 6:5).

6) E o Senhor não responde a orações por perdão quando a pessoa está se recusando a perdoar um outro: "se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas" (Mateus 6:15).

7) Porque Deus não age conforme nosso cronograma - Deus não está adormecido. Habacuque, queixou-se a Deus porque não estava sendo ouvido; Deus lhe disse que ele já estava fazendo alguma coisa da qual ele nem sabia (Habacuque 1:2,5-6). O Senhor lhe disse: "Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará" (Habacuque 2:3).

Os mártires sob o altar estavam clamando por vingança e lhes foi dito que esperassem um pouco (Apocalipse 6:9-11).

8) Quando Não temos Zelo em Ajudar Deus Na Resposta"Vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma" (II Tessalonicenses 3:10).



5 exemplos que Deus não respondeu orações

1) José teve de sofrer por ser raptado e vendido e então esperar durante 13 anos de escravidão e prisão antes que Deus o libertasse. Mas ele mais tarde viu claramente que a mão de Deus estava em tudo o que tinha ocorrido (Gênesis 45:5-8).

2) Abraão esperou até ter 100 anos de idade para receber o filho que o Senhor lhe havia prometido.

3) Jó teve que esperar durante agoniados meses de dor e sofrimento sem saber se o Senhor o havia ouvido ou se cuidava dele.

Deus não age apressadamente; age no tempo que ele, em sua infinita sabedoria, determina que seja o melhor. Temos que esperar pacientemente. As palavras no final de Habacuque são um grande lema para nós: "Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação" (Habacuque 3:17-18).

4) Deus disse não para Davi. Ele orou pela vida de seu filho recém-nascido, mas criança não viveu. (2 Samuel 12).

5) Deus disse não para Moisés: "Também eu, nesse tempo, implorei graça ao Senhor dizendo: Ó Senhor Deus! Passaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua poderosa mão; porque [que] deus há, nos céus ou na terra, que possa fazer segundo as tuas obras, segundo os teus poderosos feitos? Rogo-te que me deixes passar, para que eu veja esta boa terra que está dalém do Jordão, esta boa região montanhosa e o Líbano. Porém o Senhor indignou-se muito contra mim, por vossa causa[,] e não me ouviu; antes, me disse: Basta! Não me fales mais nisto" (Deuteronômio 3:23-26). Homens como Moisés, Davi e Paulo foram destacados servos do Senhor. Mas nem mesmo eles queriam sempre o que coincidia com sua vontade. Nossa perspectiva é tão limitada e nossa sabedoria tão falha! Às vezes, precisamos dizer (com Abraão): "Não fará justiça o Juiz de toda a terra?" (Gênesis 18:25). Deus fará o certo. Oramos sinceramente, mas então pedimos que a vontade do Senhor se sobreponha à nossa própria se houver qualquer contradição.



Em geral, podemos ter confiança em que "se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito" (1 João 5:14-15

Porque não é a vontade de Deus - Jesus orou insistentemente no jardim para que a taça passasse dele, mas acrescentou: "contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua" (Lucas 22:42).

Para não gerar soberba em nossas vidas: "E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo" (2 Coríntios 12:7-9).

Paulo orou 3 vezes, mas o Senhor categoricamente disse que não. O Senhor sabe o que é melhor.

Um pai não deixa o filho brincar com fósforos ou dirigir um carro.

Conclusão

Sobre o poder do Senhor para responder a nossa oração, seu amor por nós, e sua vontade de agir em nosso favor não pode haver dúvida. Mas não sabemos sempre como ele escolherá responder. Quando Sadraque, Mesaque e Abede-Nego foram ameaçados com a punição na fornalha, eles replicaram: "Responderam Sadraque,Mesaque e Abede-Nego ao rei: Ó Nabucodonosor, quanto a isto não necessitamos de te responder. Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste" (Daniel 3:16-18). Não sabemos sempre qual é a vontade de Deus, mas não importa a conseqüência, que possamos servi-lo fielmente.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Saia da Janela

 Atos 20:7-12



Introdução: Tudo aconteceu no terceiro andar de uma casa. Todos estavam no Culto de comunhão, depois do culto eles iriam partir. Seria o último dia deles naquela cidade. Ninguém queria perder o culto de despedida. Paulo pregou.

Aquele aprisco estava cheio, com muitas pessoas
Deste relato de atos iremos retirar ensinamentos fazendo uma comparação das coisas físicas com o mundo espiritual.

1) JOVEM  ATRAIDO PELA JANELA:

Jovens, homens, mulheres, começam a ser atraídos pela janela do mundo e do pecado. Atraídos pela curiosidade, pelo gosto do perigo, as novidades, as aventuras, liberdade, ação, emoção…



2) JOVEM PRÓXIMO A JANELA: Ele está entre a parte interna e a externa. Em frente à janela do mundo.

A grande dúvida em sua cabeça é: até onde eu posso ir sem cair? Sem me comprometer? Qual é o limite, onde está a linha que divide a luz das trevas, o certo do errado?

Há muitas pessoas vivendo nesse limite perigoso, na linha que divide a simples curiosidade do ato, a libertinagem, a razão da emoção…
Muitos que estão na janela. Acham que nunca vão cair. Dizem isso nunca acontecerá comigo!



3) JOVEM SENTADO NA JANELA, COCHILANDO: Infelizmente, muitos vivem assim: meio nas trevas, meio na luz; meio no mundo, meio na igreja;



4) JOVEM VENCIDO, CAÍDO E MORTO: O texto diz que o jovem foi vencido pelo sono, caiu do 3º andar e morreu. Morreu para a igreja, morreu para a sociedade, morreu para a família. Muitos estão fora da igreja, da família.





Quais são as nossas janelas?

A JANELA É ATRAENTE, MAS ADORMECEDORA E FATAL À FÉ E A PROFUNDIDADE COM DEUS.

Vejamos no verso 09 os estágios da Janela:

1. Conduz à acomodação na vida cristã. “Um jovem chamado Êutico, estava sentado numa janela…”. Ele estava “sentado e tomando um arzinho”… A Palavra fala de entrega de vida, renuncia de si mesmo e compromisso com o Evangelho… Perceba o contraste da vida do pregador e a do irmãozinho da janela.

2. O próximo passo é a sonolência espiritual. “… adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo…”. Todo acomodado é sonolento e na vida espiritual essa sonolência é manifestada em três formas:

1. Falta de vigilância nas tentações,
2. Preguiça diante dos desafios e;
3. Fraqueza nas tribulações.

3.Depois vem a queda e a morte. “Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram estava morto”. O “arzinho” fresco da janela tem levado muitos cristãos a esfriarem na fé e se desviarem de Cristo. O rapaz não caiu para dentro o que representaria as fraquezas e abatimentos momentâneos que todos os cristãos estão sujeitos. A queda é para o lado de fora… Para o mundo… Caiu para fora o que representa o afastar-se dos princípios de Deus e entregar-se ao pecado…



Após essas comparações, vamos tirar 3 lições:



1ª Lição: NÃO DESPREZE QUEM PODE TE AJUDAR.

O jovem desprezou Paulo, mas na hora que ele caiu da janela, Paulo interrompeu tudo para ajudá-lo. Paulo abraçou aquele jovem e o abraço lhe trouxe de volta a vida. Não era apenas o abraço de Paulo era o abraço de Jesus. Paulo era o instrumento aquele jovem recebeu o abraço de Jesus!

Às vezes desprezamos as pessoas as ignoramos, mas um dia acontece uma reviravolta em nossas vidas e Deus nos coloca sob os cuidados daqueles que nós desprezamos. Você tem desprezado Jesus, mas na hora que você cai da janela na hora de sua dor, de sua aflição, Jesus pára tudo desce se inclina sobre você te abraça e te dá novo ânimo.

Por que você continua desprezando Jesus?


2ª Lição: SAIA DA JANELA.
Aquele jovem estava sentado na janela não prestou atenção na pregação foi tomado pelo cansaço adormeceu caiu e morreu.

A janela representa o lugar onde muitas pessoas escolhem estar quando não querem viver uma vida de compromisso com Jesus e sua palavra.

Ele estava vivendo um conflito: não sabia se ouvia o sermão de Paulo que trazia a mensagem do evangelho ou se escutava as vozes da rua.
Não esqueça que o muro é de satanás

3ª Lição: NÃO PERCA A SEGUNDA CHANCE.

Ele teve uma segunda chance.

Não aceitou Jesus como salvador pessoal. Jesus está te dando uma segunda chance aproveite!



CONCLUSÃO: Qual a atitude da igreja com aqueles que caem? Cair não é algo comum e inevitável… Caem aqueles que vão para a Janela…

 A misericórdia que leva a ressurreição. Vs 10.

“Paulo desceu – baixou ao nível,

inclinou-se sobre o rapaz e o abraçou – demonstrou afeto Ele está vivo!”.

 A perseverança no cumprimento da missão. Paulo não se desmotivou com o desinteresse de Êutico. VS. 11.

“Então subiu novamente – continuou na igreja





DOIS DESAFIOS:

1) Se você não está passando por essa situação, mas conhece alguém que está, aí vão algumas dicas.

a) Paulo desceu: foi ao encontro, se dispôs a ajudar, se movimentou a favor dele, acompanhou, esteve com ele;

b) Paulo inclinou-se: numa atitude de compaixão, ajuda, paciência, diálogo, exemplos;

c) Paulo abraçou-o: demonstrou amor e não ódio e tocou nele com carinho e não teve nojo, ajudou-o no que ele mais precisava – TER VIDA!
2) Se você está passando por alguma dessas fases (atraído, próximo, sentado, cochilando ou caído) da janela do mundo vai um conselho da Palavra de Deus:

a) Acorde o quanto antes: Desperta, ó tu que dormes (Ef 5:14). Já é hora de despertarmos do sono, porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé (Rm 13:11).

b) As “novidades” da janela jamais poderão se comparar com as reais e verdadeiras propostas do evangelho. Creia nessa palavra. Viva essa palavra. Pregue essa palavra! Fuja da janela!

domingo, 12 de junho de 2011

Uma porta chamada Jesus

Como você identificaria a sua vida? Compararia a sua vida com que?

INTRODUÇÃO – Jesus usou figuras para se apresentar ao mundo. Entre elas estão Luz, Pão, Caminho, Bom Pastor e PORTA. Vamos pensar nele como a PORTA.

JOÃO 10.9 – “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.”.

O que aprendemos quando Jesus diz que é a porta?

Aprendemos que 7 preciosas lições

1.PASSAGEM: Indica a mudança de ambiente. Conduz de um lugar a outro:

Do Mundo para a Igreja – Do Inferno para o Céu.

Você sabia que um dia vai morrer? Vai mudar de ambiente. Sair dessa e ir para “a melhor” (ou pior?).

Na cultura do Oriente Médio (antigo) o Pastor das Ovelhas deitava no local de passagem do aprisco, servindo de porta.

Ir para “a melhor” impõe a necessidade de passar por Jesus.

2.PROTEÇÃO e SEGURANÇA

Uma casa sem porta, não está protegida. Nesse mundo Jesus é a porta da casa de Deus. Nele existe proteção, segurança e conforto.

Sem proteção, ficamos invadido pelo medo e assim não podemos descansar – Mas em Jesus, nós Podemos ficar descansados.

3. PRIVACIDADE: Colocamos porta entre dois ambientes quando pretendemos dar uma privacidade a um deles.

Intimidade com deus nós temos através de Jesus, pois para chegarmos a Deus, somente através de Jesus. Ninguém vem ao pai, a não ser por meio de Jesus

4. SIMPLICIDADE

O Mecanismo de uma porta é algo extremamente simples. Entender o conteúdo do Evangelho é tão simples como entender o mecanismo de uma porta. (Mt 11.25).

Nós viemos do pó não há do que nos orgulharmos de nós mesmos. Todavia, geralmente ao invés de reconhecermos nossa simplicidade, nós complicamos as coisas – Ec 7:29 Tudo o que aprendi se resume nisto: Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo.

Como PORTA, Jesus é simples. Jesus não é complicado, ele é simples, fácil de entendê-lo e Assimilar seus ensinamentos. Aprendei de mim que sou manso e humilde....

O Evangelho é simples: a) Para ser compreendido; b) Para ser assimilado c) Para ser vivido d) Para ser comunicado



5. INDISPENSÁVEL

Como uma posta, Jesus é indispensável

1. Dos casebres às mansões; das kitnets aos palácios; dos pequenos estabelecimentos aos grandes, conglomerados empresariais: Precisam de porta.

João 10.10 - Jesus é indispensável, para uma vida com propósito, para se ter o sentido da vida.

6.  UM LIMITE

Podemos ir até a porta, se estiver trancada, não tem como passar. A porta é um limite

O limite é até onde podemos ir. Somos limitados quando encontramos limites na  saúde, porta no desmparo, no desemprego, etc...

a) do objetivo da Fé - Mt 9.22 – para a mulher do fluxo de sangue – “tem bom ânimo filha a tua fé te salvou”.

b) do poder do pecado – Mt 9.2 – ao paralítico de Cafarnaum:


7. DECISÃO

Uma porta exige uma decisão

a) A porta é o lugar onde por mais simples que seja o ser humano, diante dela deve tomar decisão. É uma situação de exercício de autoridade.

b) A maior decisão que alguém pode tomar é a de escolher onde passará a eternidade. Deus nos dá esse direito. A rejeição de entrar por Jesus encaminha o homem para o inferno. Mas, Deus quer que você, hoje, defina sua salvação entrando por Jesus Cristo. Entre agora por Ele.

c) Quando decido passar por uma porta eu tenho que me adaptar a ela



CONCLUSÃO.  Embora seja muito bom, nem todos querem entrar, pois depois dessa porta (chamada Jesus) existe um Caminho apertado:

MATEUS 7.13-14 “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.”.