domingo, 22 de agosto de 2010

VENCENDO CONFLITOS

Atos 16:22-36

Introdução:
Paulo e Silas haviam sido agredidos e presos por pregarem o evangelho, mas por causa de suas atitudes, o Senhor fez milagres e os tirou daquela situação de maneira maravilhosa... Muitas vezes, estamos em situações difíceis, presos, encurralados pelos problemas. Parece que tudo está dando errado... Vamos aprender com estes dois homens o caminho de ver as portas novamente abertas em nossa vida.

1. Na hora mais difícil da vida, eles cantaram e oraram ao Senhor (At 16:25)- Todos os prisioneiros escutavam as orações e os louvores deles. E quem está próximo de nós (familiares, companheiros de trabalho, discípulos, etc...) estão ouvindo? Oração ou queixa? Louvores ou murmuração? Ou na hora da prova, no dia mal, estaremos glorificando e adorando ao Senhor. O que dizemos na hora da aflição?
2. Não pensam no seu bem estar, mas deram valor a uma vida (16:26-28)- Na hora do terremoto e as portas se abriram, eles poderiam fugir. Se eles fizessem isto, porém, o carcereiro iria se suicidar, com medo de ser responsabilizado pela fuga. Por isto, eles preferiram abrir mão da liberdade, para salvar a vida daquele homem. A grande lição é que Deus sempre abençoa aqueles que se sacrificam e abrem mão do seu conforto, para salvar pessoas.
3. Utilizaram a adversidade para anunciar a Jesus (At 16:29-33)- Algumas pessoas, quando estão passando por provas, deixam de testemunhar. Pois Paulo e Silas fizeram o contrário. Eles usaram a situação difícil para ganhar e evangelizar a família do carcereiro.
4. Esperaram o tempo de Deus (At 16:34-36)- Se tivessem fugido na hora do terremoto, deixariam de salvar o carcereiro e sua família e continuariam procurados pela justiça. Muitos pensam em si, vivem para si, tentam conquistar seus desejos de qualquer forma. Paulo e Silas, porém, aguardaram em Deus e logo no dia seguinte, o Senhor os abençoou com a liberdade... Aprendemos a esperar em Deus – “Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.” (Sl. 40.1.) "Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor, nosso Deus. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé (Sal. 20:7,8)
 
Conclusão: A pior cadeia é a cadeia espiritual, a prisão da alma, que nos impede de viver a vida de Deus, uma alma prisioneira. A única maneira de ver as portas desta prisão abertas é entregar a vida para Jesus. Você pode fazer essa entrega hoje? -

Nenhum comentário:

Postar um comentário