domingo, 3 de outubro de 2010

A Cruz revela quem somos

E quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. E dizia isso de que tipo de morte havia de morrer – Jo 12:32 e 33.

INTRODUÇÃO: Há cerca de 2000 anos atrás, fora dos muros da cidade de Jerusalém, um homem foi levantado numa cruz. Ele não era um homem comum. Era Jesus, o filho de Deus! A sua morte dividiu em duas partes a história humana a fez a reconciliação do homem e o criador
Quem era Jesus? - Jesus era Deus vestido de homem. Era Deus sem os atributos divinos da onipotência, onisciência, da onipresença e da soberania. Era Deus revelado apenas em sua natureza.
Veio até nós um Deus enfraquecido - Sem poder utilizar sua força na terra Se Ele quisesse, Ele utilizaria seu poder, mas não deveria utilizar -Mateus 26:53 Acaso, pensas que não posso rogar a meu Pai, e ele me mandaria neste momento mais de doze legiões de anjos?
 Ao pregá-lo na cruz e matá-lo, a humanidade estava mandando um recado para Deus: Aceitamos o que o Senhor pode fazer por nós, o seu poder, mas rejeitamos a sua natureza e as suas virtudes – não podemos amá-lo pelo que é e nem tampouco reproduzir sua vida em nós.

Temos que amá-lo pelo que Ele é – não pelo que ele pode fazer (Jo 1:12).
Jesus morreu na cruz do calvário, numa 6ª feira, às 15 horas.
A partir daquele dia a cruz nunca mais teve o mesmo significado e o dia em que morreu, a 6ª feira da semana da páscoa, se tornou “santa” – a “6ª feira da paixão”

Mas, no domingo seguinte de manhã, ele ressuscitou!
Jesus está vivo! Ele está ao lado do Pai, intercedendo por aqueles que se tornaram seus irmãos, pela fé – de todos esses Ele é o representante, diante de Deus.

Mas, quero me deter em considerar alguns pontos, alguns fatos e palavras ditas por Ele nos últimos dias e últimas horas, antes da sua morte.


MINHA ALMA ESTÁ PERTUBADA, MAS QUERO GLORIFICAR AO PAI
Nos identificamos mais com o sofrimento de Jesus do que com seu poder
João 12:27 e 28 (Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora. Mas, para um isso vim a está hora...
Estou absolutamente identificado com esse “Jesus da alma perturbada”. Pareço-me mais com Ele do que com o Jesus que multiplica pães e peixes, e anda por cima das águas, ressuscita a Lázaro, depois de 4 dias de morto, enfim.
Esse “Jesus da alma perturbada” é humano.
Tem, insegurança, medo, tristeza, decepções, frustrações, fraquezas.
Parece um auto-retrato meu! Parece que estou falando de mim, em muitos momentos.
A opção de Jesus é essa: “ Pai, glorifica o teu nome”. Jesus opta pelo estilo de vida que glorifica o Pai.
- Penso que isso possa ser uma boa direção para você, naquele momento em que você estiver em dúvidas sobre o que deve ou não fazer; se o que vai fazer é certo ou errado. A grande questão é O QUE VOCÊ VAI FAZER, GLORIFICA AO PAI?
Puxa, isso muda a direção, o sentido da nossa vida! (você. Diz não para situações)

Nossa mortificação ligada ao nosso crescimento espiritual
Quando Filipe e André vem, entusiasmados, dizer a Jesus que o ministério dele já estava chegando na Grécia, comitiva de gregos queriam conhecê-lo, Jesus fala que isso é o momento de sua morte. (Jo 12:23).
Para cumprirmos nossa missão, precisamos morrer, dar a nossa vida por ela.
Nossa missão é que outros tenham vida! - Cumpririmos o IDE
Em seguida, ele fala sobre o grão de trigo, que se não morrer, fica sozinho (Jo 12:24).
Se não somos capaz de morrer por Jesus, não podemos ser seu DISCIPULO. Podemos ser até membro da igreja, ser obreiro, presbítero, diácono, pastor, e não ser discípulo. Lucas 14:26 Se alguém vem a mim e não aborrece {ama menos, } a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Lucas 14:33 Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.

MARAVILHOSA A DIGNIDADE COM QUE JESUS ENFRENTA SEUS PRÓPRIOS DRAMAS
Vivamos como Jesus agiu no meio do drama da Cruz
Jesus enfrenta os seus próprios dramas com dignidade!
João 12: 32 e 33 - Ele diz: na minha morte atrairei todos a mim. Quando levantardes o filho do homem, então conhecereis quem eu sou.
Ele está dizendo: vocês saberão como eu sou pela maneira com que passo pelos meus próprios dramas ( perseguição; pela traição; pelo julgamento injusto; pela condenação; pela crucificação).
 Olha o que ele faz no cap 13 de João! (Lava os pés de todos os discípulos e depois ainda serve a Judas – versículo 26).
 Nobre! - Como você. Lavaria os pés de um traidor?

Nossas reações revelam de fato quem somos
Jesus mostrou quem era nas reações – nós revelamos quem somos através das nossas reações e não por meio das ações
Ninguém é totalmente conhecido pela maneira como age.
Nossas credenciais não são as nossas ações, mas as nossas reações.
 Você pode agir passando-se pelo que não é; mas, não pode reagir sem revelar quem é, verdadeiramente, em regra.
CONCLUSÂO
 1) Nos últimos dias e horas antes de sua morte, Jesus estabeleceu um “estilo de vida” para todos aqueles que se dizem “ cristãos” – os que estão no mundo e não são do mundo (17:14 ); os que vivem aflições na alma por causa do sistema do mundo – no mundo terei aflições (Jo 16:33 ).

 2) Agora, olhem para a cruz: lá está crucificado Jesus. Seus pés estão presos, não pode ir aonde quer. Seu corpo está preso. Para ser levantado alguém o levanta. Para ser tirado de lá, alguém o tira.
 Mas, 1) ninguém pode mudar quem Ele é; ninguém pode anular a sua história; ninguém pode contaminar o seu coração.

3) Ele saiu da cruz. Alguém o colocou e alguém teve que o tirar! Deus usou as mãos de alguém. E hoje, ele subiu e está no lugar mais alto, mais elevado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário