domingo, 20 de março de 2011

Cuidando e edificando a fé dos novos convertidos

Nessa série de mensagens pregada aos domigos, vimos vários problemas da igreja em Corinto. Nos próximos 3 capítulos, Paulo trata da liberdade cristã, e responde a uma pergunta feita a ele pela igreja de corinto com relação a alimentação.



I Coríntios 8
Introdução: O capítulo 8, diferente dos outros capítulos, não fala sobre pecados, pois parece que estão amadurecendo e querem santificar. Não querem fazer coisas erradas, mas estão em dúvida se é ou não errado, esse é o assunto de 1 Corintios 8
Nesse capítulo, Paulo trata de um dos assuntos mais sérios: O relacionamento entre eles e os pagãos. Problemas: Animais mortos em templos pagãos e vendido nos mercados. Os abatedouros, eram nos templos pagãos. Paulo responde dizendo que não existe nenhum outro deus. Paulo mostra nesse capítulo que devemos cuidar para não enfraquecer os mais fracos (ou novos) na fé.



  1. A Confusão (8:4) É correto um cristão comer carne sacrificada a ídolos?

  2. Esclarecimento (8: 4-6,8)
    a) Há vários ídolos, todos representando deuses que não existem (8.4-5)
    b)Existe apenas um Deus verdadeiro, o criador de todas as coisas e autor e autor da vida (8.6)
    c) Não há vínculo entre a comida e a espiritualidade (8.8)

  3. A Preocupação (8.7) Paulo Adverte, entretanto, que nem todos os crentes compreendem isso completamente, e alguns se intristecem quando outros crentes comem carne sacrificada a ídolos.

  4. O Dasafio

    a) Não se tornar pedra de tropeço para os outros cristãos (8:9-12)
    1) Fazer isso, é pecar contra um irmão mais fraco (9-11)
    2) Fazer isso é pecar contra o Senhor v. 12
    b) Tornar-se uma pedra de apoio . 1-3 – O conhecimento envaidece, mas o amor edifica.
Conclusão. v.13 Paulo diz: “Se a comida fizer tropeçar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para não servir de tropeço a meu irmão”



Assuntos da semana para os Apriscos :
Jovens: Alimentos: Com o que tenho me alimentado espiritualmente (TV, Filmes, livros) Posso ou não? Música mundana, possou ouvir? O que eu faço escandaliza alguém?
Casados: Como minha família pode ser benção para os novos na fé e aos que queremos alcançar?
Mistos: As dúvidas entre os irmãos da cidade de Corinto eram muitas. Como as questões: O que podemos e o que não podemos (Comer, vestir, etc...) segundo a orientação da Palavra de Deus?






Dúvidas quanto aos novos na fé e aos não crentes
  1. Fui convidado para ser padrinho de batismo de um bebê na igreja católica, devo ir ou não?
  2. Serei tpadrinho de casamento, mas na igreja católica, posso ir ou não?
  3. Tem uma festa em outra religião, que o meu cumpadre está me convidando, será um galeto, é pecado se eu for?

Nenhum comentário:

Postar um comentário