domingo, 25 de setembro de 2011

Não troque a tua benção


Textos
Hebreus 12:15-17  - “Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.Não haja nenhum imoral ou profano, como Esaú, que por uma única refeição vendeu os seus direitos de herança como filho mais velho.Como vocês sabem, osteriormente, quando quis herdar a bênção, foi rejeitado; e não teve como alterar a sua decisão, embora buscasse a bênção com lágrimas”

Gn. 25.29  Tinha Jacó feito um cozinhado, quando, esmorecido, veio do campo Esaú 30  e lhe disse: Peço-te que me deixes comer um pouco desse cozinhado vermelho, pois estou esmorecido. Daí chamar-se Edom. 31  Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. 32  Ele respondeu: Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura? 33  Então, disse Jacó: Jura-me primeiro. Ele jurou e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó. 34  Deu, pois, Jacó a Esaú pão e o cozinhado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Assim, desprezou Esaú o seu direito de primogenitura.

O fato aconteceu há 4000 anos atrás.
  
Ser primogênito, era uma bênção: O primogênito não é uma escolha. Vem de Deus
- Já nasceu para ser abençoado.

O que representa hoje o PRATO DE LENTILHA
·         Trocar relacionamento sólido, por uma aventura
·         Posição de honra, trocar por algo banal, sujo, sem valor.
·         Trocar a intimidade com Jesus, por um prato de prazer,
·         Trocar Jesus pelo mundo, por amizades que inspiram ao caminho errado.

Afastados de Cristo, resta o inferno, NINGÚEM vai tiara féria no Inferno, por 2 semanas ou 2 meses, 10 ou 2O anos como um assassino na cadeia, mas passarão  5 milhões de anos lá e dirão: Eu quero morre, mas não haverá morte
Apocalipse 9:6  Naqueles dias, os homens buscarão a morte e não a acharão; também terão ardente desejo de morrer, mas a morte fugirá deles.

Um fato: Mais de 3 bilhões no mundo nunca ouviram falar de Cristo,

Esaú foi um profano - O termo grego para descrever Esaú é “profano” e significa uma pessoa sem noção de valor, que despreza coisas importantes e valoriza coisas insignificantes.

A história de Jacó e Esaú: 

No Éden essa cena aconteceu também: Adão e Eva, por trocou a benção da intimidade com Deus por uma mordida em uma fruta que os lançou para longe de Deus.

Esaú não morreria de fome. Ele supervalorizou a sua necessidade e desvalorizou a sua herança dada por Deus.


Do que Esaú abriu mão? Ao filho primogênito cabiam os direitos de primogenitura, como dupla herança (Dt 21,17),

PROFANO: Do grego bebelos: indica algo acessível a qualquer um. Do latim profanus: fora do templo, comum, ordinário. Profano é o oposto de santo. Esaú era profano porque não separava a vontade de Deus, das propostas do mundo. A Bíblia relata que Esaú se misturou com o mundo ao se casar com mulheres de Canaã. Ele não soube escolher para ser sua esposa alguém que fosse temente a Deus.

Por que Esaú não conseguiu recuperar a bênção?

O arrependimento de Esaú não foi sincero. O arrependimento verdadeiro, é aquele que é imediato, não depois que perdeu algum bem. Suas lágrimas estavam atrasadas; E ele não chorou porque havia ofendido a Deus, mas por ter perdido o direito de primogênito.

Lágrimas não são sinais do arrependimento. As pessoas ficam mais preocupadas com as perdas e os danos decorrentes do pecado, do que pela maldade que nele reside. 

A prova de que suas lágrimas não eram de arrependimento está no fato de que prometeu vingança de morte a seu irmão. 

Esaú disse: Do que me serve a primogenitura? (Gn. 25.32) Essa indagação revela que ele não importava-se com o que Deus se importa.


CONCLUSÃO:
O que na sua vida assemelha-se a um prato de lentilhas?
Existe a  Síndrome de Esaú: TROCAR O QUE É ETERNO PELO QUE É PASSAGEIRO

Deus prepara para você o que é eterno, O diabo apresenta um prato de lentilha que é passageiro, e termina, mas Deus tem bênção duradora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário