segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Disciplina, na igreja e na vida cristã


Introdução: Algo muito grave aconteceu em uma igreja. Era uma igreja cheia de dons onde havia manifestaçoes espirituais. Uma pessoas dessa a igreja, cometeu um escandalo! - Vergonha para a igreja! Não orem por essa pessoa. Digo mais ainda, não andem com essa pessoa. Se bater na sua porta, não abra. Se ele convidar para comer um churrasco na casa dele, não vá. Que não haja a proteção de Deus na vida desse que se diz irmão, que o diabo faça o que bem quiser com ele, não orem por ele. O que ele fez? - Tomou a esposa de seu pai, (sua madrasta). Foi um ato imoral.
Alguém já leu essa notícia?
Pois esse fato, é o que trata 1 Corintios 5. - Leitura -1Cor. 5:1-13

Problema da igreja Tornou-se público, o mal deles - todos comentavam

O que a biblia ensina sobre essa questão:
Dt. 22:30 Nenhum homem terá relações com a sua madrasta pois isso seria uma vergonha para o pai.
Esses assuntos, na lei mereciam a morte Dt.22;22 - Se um homem casado for encontrado na cama com a esposa de outro, os dois serão mortos, o homem e a mulher. Assim vocês tirarão o mal do meio do povo de Israel. 23 —Se numa cidade for encontrado um homem tendo relações com uma moça que tenha casamento contratado com outro homem, 24 levem os dois para fora da cidade e ali os matem a pedradas. A moça deve morrer porque não gritou pedindo socorro, e o homem, porque desonrou uma moça prometida a outro. Assim vocês tirarão o mal do meio do povo de Israel.


Ele adulterou, mas não foi corrigido pela igreja.
Porque deve haver disciplina na igreja?
Existem 5 problemas que mostram a necessidade de disciplina:
Problema 01
Quando o pecado não é considerado pecado mais. O errado deixa de ser errado. É o problema de retirar o rótulo do veneno, e tomar pensando que remédio.
Problema 02
Não sentir dor pelo pecado – Era um dos males da lepra – cai a carne e o leproso não sentia dores, tudo começava com uma mancha na pele. Um dos piores tipo de cancêr é o de próstata – porque. Não sente dor nenhuma. Esse era um problema sério na ig. De corinto. Ex. “Não vejo mal nisso!”
AUSENCIA de sensibilidade ao que Deus detesta -
Os Estagios do pecado.
Foi o que aconteceu com Sanção -Juízes 16:20 ''não sabia ainda que já o SENHOR se tinha retirado dele'' 1)Tocou em um animal morto, 2) Escondeu seu erro de seus pais 3) Amou uma estrageira, 4) Ficou cego 5) Morreu.



Problema 03
Quando uma pessoas peca, mas não tem vergonha de pecar e ainda se exalta com soberba pelo seu pecado.

Isso é a ausência do Espirito Santo – O Espírito Santo, não é uma força, um poder, mas uma PESSOA. Ele tem: 1) Amor, Rm 15: 30 - 2) Alegria, At 2: 13 - 3) Tristeza 4) Gemidos - 5)Pode ser apagado, tentado e afrontado,




Problema 04 – Paulo menciona que um pouco de fermento, leveda toda a massa – Fala da influencia do mal sobre outros
Por causa disso deveriam evitar convivio com certos tipo de pessoas v.11 - 6 tipos de pessoas que você não deve associar-se/casar/ter sociedade ou algum convívio e a 6. nem deve comer com essa pessoa
1 Coríntios 5:11 Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão,(1) for impuro, ou (2)avarento, ou (3)idólatra, ou (4)maldizente, ou (5)beberrão, ou (6)roubador; com esse tal, nem ainda comais. Isso refere-se aos que estão na igreja.
  1. 11- não vos associeis – não andar com pessoas que provocam escandalos – Devemos andar com pessoas que somam na vida, na reputação e na imagem pessoal – Me diz com quem andas e te direi onde chuegarás
O Avarento é alguém que sacrifica seu lar, sua saúde e as coisas de Deus, para obter lucro






Problema 05 – Nem entre os de fora da igreja cometiam essa atitude
Nem os gentios toleravam isso!
Talvez o irmão transgressor era o “queridinho”, simpático, amigo, dava uma generosa contribuição, então era “Poupado”
2 Pedro 2:4 Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram



Ser entregue a satanás – entregar ao mundo, a esfera de ação de satanás. é devolver para o mundo, sem a proteção de Deus
Jesus não deixou que satanas tocassem em Pedro - Deus protegia Jó
As vezes a dor faz refletir muito mais - Um homem que dormiu embriagado, acorda com uma dor de cabeça, não quer mais embriagar-se. Mas o mesmo pecado cometido muitas vezes, leva a endurecimento do coração. Muitos estão longe os caminhos, mas com o coração endurecido, outros arrependem-se e voltam-se ao Senhor.
1 Coríntios 11:32 Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
5 Lições preciosas do cap. 5 de 1 Coríntios
1) v.11 – Os cristãos não devem, deixar o mundo (Isolando-se), MAS VIVER nele para alcançar os que necessitam conhecer JESUS
2) 3 razoões porque a igreja (família, pais) deveria disciplinar seus membros culpados
  1. para o bem do culpado. v.5 A exclusão pode despertar para ver a a tragédia do seu pecado. Tem pessoas que não caem em si, enquanto não perdem certos privilégios
  2. Por amor à pureza da igreja. v. 6-8 Tolerar a iniquidade em uma igreja, é rebaixar o seu nível moral, e de todos os seus membros.
  3. Para o bem do mundo. A igreja não poderá ganhar homens e mulheres para Cristo, se ele está mesma estiver perdida e igualada ou pior que o mundo
    3) Cuidado com as influencias v.6 fermento leveda toda a massa – Promulgação da 1. pascoa eles deveriam sair as pressas, não poderiam esperar a massa crescer. Ensina 3 coisas: 1) Que Deus tem pressa em libertar-nos de pecados e ataduras que prendem nossas vidas. 2) Também de não deixar crescer a influência interna da velha natureza em nós 3) Também não nos deixar influenciar pelos modo de vida deste mundo.
      4) V.9 A CARTA PERDIDA – 1 Coríntios 5:9 Já em carta vos escrevi Perdemos certas coisas, coisas boas e não conseguimos mais encontrá-las.



5) Não devemos viver sem Jesus, pois sem ele, não temos nem proteção – nem esperança – O que será do teu amanhã sem Jesus? - Como será a tua vida na eternidade sem Jesus?



SE você PECAR
Se cometeu um pecado,
  1. Considera como pecado, e todo pecado é um afastamento de Deus
  2. Não brinque com o pecado. “Quero só conhecer como é” - Uma pessoa disse “Cherei só para ver como era” e me viciei!
  3. Nunca diga: Vai ser só desta vez e nunca mais!
  4. Arrependa-se, peça perdão, talvez o Senhor seja bondoso e te perdõe. Pois o Senhor vai medir o tamanho do teu arrependimento.
  5. Fuja, abandone o caminho do pecado. Arranque o teu olho, teu braço, tua perna, mas seja salvo! Mateus 5:29
  6. O pecado é um virus mortal – tira teus bens, tua paz, tua alegria, destrói a tua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário