domingo, 20 de fevereiro de 2011

Retornando a casa do pão

Rute 1.1-6.

Introdução: O Belém significa = Casa do Pão
Interessante que na casa do pão, não havia pão, então Noemi, seu marido e seus dois filhos saíram de casa e foram para Moabe, porque havia fome em Belém.
A razão pela qual eles deixaram a casa do pão era que não havia pão na casa.
O pão era parte das práticas do templo também, era prova da presença do Senhor: “o pão da proposição, o pão da Presença”.
O pão indicava a presença de Deus - Eles estenderão um pano azul em cima da mesa onde são colocados os pães oferecidos ao SENHOR e colocarão sobre ela os pratos, as taças de incenso, as taças das ofertas e os jarros para as ofertas de vinho. Em cima da mesa sempre deverá haver pão. Num. 4:7.
Nunca poderia faltar pão no santuário. Simbolizava a presença de Deus.
A melhor tradução para pão da proposição seria “pão da manifestação”, ou, em termos hebraicos, “pão da revelação”.
Jesus disse: João 6:48 Eu sou o pão da vida.
O pão é o primeiro simbolo na Ceia
Pão era a subsistência:
    Hagar foi demitida e recebeu como subsistência Pão
  • Esaú recebeu pão e um prato de lentilha pela sua primogenitura
    Jacó serviu seu pai com pão e carne pra receber a benção destinada ao seu irmão
    Jacó faz um voto ao Senhor quand Estava indo para casa de Labão e pediu pão e roupa
  • José foi vendido aos seus irmãos quando eles sentaram para comer pão
Quando Belém, a Casa do Pão, ficou vazia, as pessoas se viram obrigadas a procurar o pão da vida em outro lugar.
Noemi estava prestes a descobrir, que Moabe é um lugar cruel.
Moabe é fruto de pecado – De escolhas erradas – Moabe é filho de uma filha que teve relações com seu pai – A vivência com o mundo, vai tirando os valores divinos e vai colocando no lugar a podridão. “Não vos amoldeis (Conformei) ao mundo, mas transformai”
Moabe pagou Balaão par amaldiçoar o povo de Deus -
Em Moabe morreu Elimeleque, companheiro, marido fiel, desde a mocidade de Noemi, fizeram planos para envelhecerem, cuidaderm dos filhos, amar os netos e os bisnetos. Mas não apenas o marido morreu em Moabe, mas seus dois filhos. Moabe é lugar de perda, é desgraça, é tristeza que não tem fim.



Moabe furtará seus filhos e os sepultará antes do tempo. Moabe separará você de seu cônjuge. Moabe roubará toda a vitalidade que há em você.
Então vemos se cumprir as palavras de Salomão que dizem: “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”. (Provérbios 14:12)
Pessoas estão famintas, Elas querem comida, mas infelizmente estão procurando no MUNDO – em Moabe um lugar para viver. Moabe só tem migalhas para você! - O pão da vida está em Belém
Em Belém está o teu Remidor: Boaz (Tipo Jesus) – Belém é terra de herós (Davi e Jesus)
Em Belém – Deus disse a Samuel, o profeta: Vai ungir um Rei: 1 Samuel 16:4 Fez, pois, Samuel o que dissera o SENHOR e veio a Belém.
Em Belém nasceu o salvador:Mateus 2:6 E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel.
Quando Rute ouviu que o pão estava de volta em Belém, ela se levantou de sua tristeza para ir à Casa do Pão.
Duas coisas acontecem quando o Pão da presença de Deus é restaurado:
O retorno ao Pão da Vida: Noemi foi a pródiga que deixou a Casa do Pão quando a mesa ficou vazia. Entretanto, quando ouviu que Deus havia restaurado o Pão em Belém, a Casa do Pão, rapidamente retornou. Os pródigos voltarão de Moabe, quando souberem que o Pão está de volta em casa
Não virão sozinhos. Noemi voltou à Casa do Pão acompanhada de Rute, que nunca havia estado lá antes. Aqueles que nunca vieram, virão.
No Antigo Testamento vemos que a responsabilidade de não deixar faltar o pão no Tabernáculo e depois no Templo era dos Sacerdotes. No Novo Testamento, Pedro diz, que nós somos os Sacerdotes (1 Pe 2:9). Nós precisamos por a mão na massa para não deixar faltar o Pão da Presença em nossas igrejas, em nossos lares, em nossas vidas, na nossa família, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário