domingo, 17 de abril de 2011

Páscoa – Vitória ou destruição

Texto - 1 Cor.5:7 Joguem fora o velho fermento do pecado para ficarem completamente puros. Aí vocês serão como massa nova e sem fermento, como vocês, de fato, já são. Porque a nossa Festa da Páscoa está pronta, agora que Cristo, o nosso Cordeiro da Páscoa, já foi oferecido em sacrifício. 8 Então vamos comemorar a nossa Páscoa, não com o pão que leva fermento, o fermento velho do pecado e da imoralidade, mas com o pão sem fermento, o pão da pureza e da verdade.
Êx 12.14 “Este dia será como um memorial que vocês e todos os seus descendentes celebrarão como festa ao Senhor”.

Introdução: Exôdo Cap.12 mostra o início da páscoa, Para o povo de Deus, a páscoa foi benção, mas para os egípcios foi grande destruição vamos observar fatos importantes sobre a páscoa.

Características da páscoa

1. Era uma festa dos hebreus

2. Páscoa significa “Passagem, ou passar por cima - Era a passagem do anjo da morte, que matou milhares de egípcios, mas protegeu os hebreus, tornando-os um povo livre.

3. A Páscoa era um livramento:

a. Da morte

b. Da escravidão – Eles deixariam de ser escravos após a páscoa

4. Era libertação: Nunca mais eles seriam maltratados

A páscoa deveria ser comemorada durante 7 dias – Era o início da primavera – Era o 1. Dia de lua cheia Êxodo 12:15 Sete dias comereis pães asmos. Logo ao primeiro dia, tirareis o fermento das vossas casas, pois qualquer que comer coisa levedada, desde o primeiro dia até ao sétimo dia, essa pessoa será eliminada de Israel.

Novo testamento diz que Jesus é o cordeiro da páscoa "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! Jo 1.29

O cordeiro utilizado na páscoa deveria ser sem nenhum defeito. Jesus é o cordeiro pascal sem defeito, sem pecado ou culpa.

Temos 6 os testemunhos de perfeição de Jesus, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

I. O Testemunho de Judas “ Pequei traindo sangue inocente” Mt.27:4

II. O Testemunho da Mulher de Pilatos “Não entres na questão desse Justo” Mt.27:19

III. O Testemunho de Pilatos “ Não acho nEle crime algum” Jo.18:38; Lc.23:14

IV. O Testemunho de Herodes “ Tão pouco Herodes achou nEle algo digno de morte” Lc.23:15 Só Deus achou nEle algo digno de morte, algo nEle, porém não dEle...

V. O Testemunho do Malfeitor “Mas este nenhum nal fez.” Lc.23:41

VI. O Testemunho do Véu do Templo “E eis que o véu do templo se rasgou em dois” Mat.27:51 - Até a cortina revela a sua inocência.



A páscoa revela que Deus prioriza a família

Deus priorizou a família. Deveria ser comida em família –

Deus programou uma festa doméstica: (Por isso que amamos os apriscos) sem templo, sem altar, na sua própria casa. Ele revelou sua prioridade número um: o lar! E família, para Deus, tem uma visão mais abrangente, envolvendo também os que têm relacionamentos mais próximos (v.4 – “....deve dividi-lo com o seu vizinho mais próximo”).



Exigências na páscoa:

1) Cordeiro Sacrificado - “...toda a comunidade de Israel irá sacrificá-lo, ao pôr-do-sol”. (v.6)

2) Não poderia ter nenhum osso quebrado - Êxodo 12:46 -nem lhe quebrareis osso nenhum. João 19:36 E isto aconteceu para se cumprir a Escritura: Nenhum dos seus ossos será quebrado.

3) Deveria ser assado – Jesus passou pelas chamas de aflição e angústia, dor e abandono “Ele foi oprimido e afligido; e contudo, não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro”. Is 53.7

4) Páscoa tem um Sinal: SANGUE (v.7-13) 1 João 1:7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

5) Não poderia ter nenhum fermento dentro de casa; O fermento na bíblia significa, o mundo e o pecado. A casa tem que estar limpa. Deus faz a parte Dele, nos oferecendo seu perdão através de Jesus. Mas, temos que fazer a nossa parte também, eliminando o mal de nossas casas. Devemos tirar o fermento. O que é um fermento em sua vida? O fermento não poderia estar em nenhuma casa durante a páscoa.



Conclusão: A morte de Jesus foi planejada, como também a páscoa foi avisada. O primogênito dos egípcios morreram, o filho unigênito (Único) de Deus, deu a sua vida por nós, como o cordeiro da páscoa. Sua morte teve local, dia e hora marcada. Mas estava decretada a sua vitória contra o pior inimigo do ser humano: A Morte, sim a morte é imbatível, mas Jesus venceu a morte. No domingo, na madrugada Ele ressuscitou.

Hoje as pirâmides do Egito, famosas por abrigarem corpos mumificados dos antigos reis do Egito. A Catedral de Westminster em Londres é respeitada porque ali estão corpos da nobreza e de britânicos famosos. O mausoléu de Maomé é notável pelo caixão de pedra e os ossos que contém. O cemitério de Arlington, em Washingtom (EUA) é venerado como o lugar de descanso de muitos americanos famosos. Mas, o sepulcro de Jesus é famoso, justamente porque está vazio.

Nós adoramos um Deus vivo, e ele está conosco aqui agora e por todos os dias de nossa vida. Você pode orar a Ele, que virá ao teu encontro, para lutar pela tua causa e te dar uma verdadeira páscoa, que é libertação de uma vida escravizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário