segunda-feira, 11 de abril de 2011

Viver para não ser um prejuízo

Tema: Viver para não ser um prejuízo

Introdução: Paulo aborda nessa passagem em 2 partes:
1. O que podemos Fazer (v. 23) Praticamente tudo, mas nem tudo é bom.
2. O que devemos fazer (v. 24-33)
1 Cor. 10:23 '' Alguns dizem assim: Podemos fazer tudo o que queremos.” Sim, mas nem tudo é bom. “Podemos fazer tudo o que queremos”, mas nem tudo é útil'' Nova tradução da Linguajem de Hoje
Podemos dizer o que quisermos – mas nem tudo que dissermos será bom, ou não edificará nada em ninguém.

COMO VIVER BEM COM OS OUTROS
1 Cor. 10:24 Ninguém deve buscar os seus próprios interesses e sim os interesses dos outros.

Existem 2 tipo de pessoas:
A) As que quem vivem para si
B) As que vivem para os outos
    • Um é feliz
    • Outro vive AMARGO e infeliz
Um relacionamento de qualidade, é o que visa o bem dos outros, não o seu próprio bem.
- 97% de nossos problemas, é de relacionamento
    • Não fale de si - ouça os outros.
    • Não espere receber elogios, elogie.
    • Não espere dos outros, faça para os outros o que você deseja receber dos outros. Mateus 7:12  "Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas"

PAULO DIZ QUE PODEMOS COMER O QUE QUISERMOS
25 Vocês podem comer de tudo o que se vende no açougue, sem terem nenhuma dúvida de consciência. 26 Pois, como dizem as Escrituras Sagradas: “A terra e tudo o que nela existe pertencem ao Senhor.” 27 Se alguém que não é cristão convidá-los para comer, e vocês resolverem ir, comam o que for posto na frente de vocês e não façam perguntas por motivo de consciência.

PORÉM QUASE TUDO TEM UMA EXCEÇÃO
v. 28 Mas, se alguém disser a vocês: “Esta comida foi oferecida aos ídolos”, neste caso não comam, por causa daquele que disse isso e também por motivo de consciência.
v. 29 Não estou falando da sua própria consciência, mas da consciência do outro. Mas alguém pode perguntar: “Por que é que a minha liberdade deve ser diminuída pela consciência dos outros?

COMO VIVER COM DEUS
30 Se eu agradeço a Deus o alimento que como, por que é que sou criticado, se já o agradeci a Deus?” 31 Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.

QUE O NOSSO VIVER DÊ LUCRO E NÃO PREJUIZO A NINGUÉM
32 Vivam de tal maneira que não prejudiquem os judeus, nem os não-judeus, nem a Igreja de Deus. 33 Façam como eu. Procuro agradar a todos em tudo o que faço, não pensando no meu próprio bem, mas no bem de todos, a fim de que eles possam ser salvos.

O apóstolo Paulo foi um grande modelo: Filipenses 3:7 Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo.

PERGUINTAS DE REFLEXÃO
Quem vive com você, está no lucro opu no prejuízo?

GANCHO EVANGELISTICO
Quem andava com Jesus, somente andava no lucro
Se você anda com Jesus hoje, andará no lucro
Porque?
    1. Porque Ele te ama
    2. Porque Ele perdoa teus pecados
    3. Porque Ele te dá vida Eterna
    4. Porque Ele te dá Um lar Eterno

Andar sem Jesus é prejuízo, é cheque sem fundo, é um roubada, uma tristeza.


CONCLUSÃO – Filipenses 2:3-9 nos diz a respeito de Jesus que é modelo de nossas vidas
Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos. 4 Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros. 5 Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: 6 Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. 7 Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, 8 ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte—morte de cruz. 9 Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário