segunda-feira, 16 de maio de 2011

Corintios capitulo 11

Nesse capítulo iremos falar de 3 temas que estão presente nele


Tema 01. Devemos ser imitado, e ter alguém que nos imite.
Corintios 11.1 – Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo. Esse texto é continuação do capítulo 10. “procuro ser agradável a todos Não buscando o meu próprio interesse, mas o de outros para que sejam salvos. ”


Paulo pede para serem um imitador
3 perguntas para você
  1. Realmente devemos ser imitados?
  2. Em que devemos consertar nossa vida para que outros nos imitem?
  3. Por qual tipo de atitude, que todos deveriam te imitar?


Tema 02 - Véu e autoridade
A igreja de Corinto tinha um hábito, ou uma tradição do uso do véu. Era um sinal de submissão a autoridade do marido, Exemplifica isso, quando fala do anjos v. 10 – anjos os mais submissos de todas as criaturas, sentiriam-se ofendidos pela falta de submissão. Falta de submissão, é desonra, desprezo, ofensa.


Tema 03 - Paulo usa 2 palavras, expressões opostas, uma da outra
a) v.2 De fato, eu vos louvo porque, em tudo, vos lembrais de mim e retendes as tradições assim como vo-las entreguei. (Eu os elogio...)
b) v. 17 Nisto, porém, que vos prescrevo, não vos louvo, porquanto vos ajuntais não para melhor, e sim para pior.


No que eram louvado ou elogiados?
a) Por se lembrarem dele. “em tudo”
Ser esquecido é muito ruim. Você alegra-se quando é lembrado.
b) Se você já se sentiu esquecido, lembre-se que Jesus pela própria família foi esqueciso quando tinha 12 anos
Tema de casa: Nesta semana, surpreenda alguém, talvez quem há muito tempo você não vê, telefona ou visite essa pessoa.
JESUS nunca esquecerá de você – - Isaías 49:15 Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.
Isaías 44:21 Lembra-te destas coisas, ó Jacó, ó Israel, porquanto és meu servo! Eu te formei, tu és meu servo, ó Israel; não me esquecerei de ti.
Sal 27:10 - Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me acolherá.
Outro motivo que Paulo Elogia
  1. 1 - Retendes as tradições que vos ensinei –
Quando ensinamos a palavra para alguém, ficamos muito feliz quando não esquecem, e colocam em prática o que lhes foi ensinado.


PORQUE PAULO NÃO OS ELOGIA?
Por menosprezar a igreja. Eles banalizaram e desprezaram a igreja com suas atitudes, e na realidade nós somos a igreja.
Mas o que é igreja? No grego é utilisado a palavra “ECLESIA” que significa “Chamados paea fora”
A igreja é lugar de vida, precisamos ser igreja, e não apenas irmos à igreja. Qual a diferença entre SER e IR a igreja?


A igreja não consiste em quatro paredes
Disemos: “Vamos a igreja, na realidade nós somos a Igreja” Estamos em um local de adoração, ponto de pregação, ou auditório, etc.
"igreja que está em tua casa" (Fp 1.2)
É chegado o tempo de deixarmos de querer "ir para a Igreja", para SERMOS Igreja onde vivemos. Em vez de trazer pessoas para a igreja, levarmos a Igreja às pessoas.
Os irmãos de Corinto, banalizaram a igreja, a igreja tornou-se comum, deixou de ser diferenta da sociedade
No que Paulo não os louva, ou não os elogia? - v. 17
Suas reuniões faiam mais mal do que o bem . Paulo lhes escreveu que havia divisões entre eles , brigavam, discutiam, discordavam, Saiam revoltados, e não abençoados.
"A igreja é o lugar da diferença". Chegamos tristes ou atravessando muitas lutas, mas saimos do culto alegres, confiantes na bênção do senhor sobre a nossa vida.

Deus tem algo novo para a sua vida. Jesus é o Senhor, o dono da igreja. Por ela, Ele deu a sua vida. Entregue a Ele a sua vida e tenha uma mudança. Seja a Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário