segunda-feira, 30 de maio de 2011

Característica do verdadeiro filho de Deus

Corintio 13 é o medidor do amor

INTRODUÇÃO: Esse capítulo é um poema, descrito por Paulo, e mostra as c aracterísticas do verdadeiro cristão.

1. É preciso então definir bem o que é amor.
a) AMOR É UMA DECISÃO:
O texto mostra que o amor não é algo que você diz, mas que você faz.

O amor não são palavras, mas ações.

Você já correu algum risco para ajudar alguém?
Você já abriu mão de algum beneficio pessoal em favor de outra pessoa?
Você já perdeu para  que o outro ganhe?

b) AMOR É UMA ESCOLHA: É uma decisão, não existe vacina para amar, é uma escolha.

c) SEM AMOR TUDO QUE EU SEI É INCOMPLETO: v 2a - “...O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica”. 1 Co 8.1
d). SEM AMOR TUDO O QUE EU CREIO É INSUFICIENTE: v 2b ....e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei.” – v. 2b.
Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.” – I Jo 4.20
 
e) SEM AMOR TUDO O QU EU DOU É INSIGNIFICANTE: v. 3
A Bíblia condena sua doação, se você dá:
Para ser aceito,
Para controlar,
Para ter prestigio,
Para impressionar,
Vocês já viram pais que tentam comprar os filhos com presentes?
 
f) SEM AMOR, TUDO QUE EU FAÇO É INEXPRESSIVO: v 3b
e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá.” NVI

2 - CARACTERISTICAS DO AMOR

1.  Paciente—“longânimo” ou “sofre longamente”, em outras palavras, aguenta irritações, frustrações, desapontamentos.  A pessoa que não se vinga, não exerce seus “direitos”.  (Jesus: Pai, perdoa-os . . .”)(Ateu que desafiava Deus a matá-lo pelas suas blasfêmias dentro de 5 minutos . . . será que o eterno Deus de amor e graça pode ter sua paciência esgotada em 5 minutos?”)
 
2.  Benigno— (bondoso NVI).  A palavra soa como o nome de Cristo . . . o amor trata os outros de forma suave (Mt 11.30—o jugo de Jesus) e não duro.  Trata os funcionários assim. Trata pessoas mais simples assim.  Trata sua família assim!
Um filho perguntou a mãe: - Mãe, eu posso ir ao hospital ver meu amigo? Ele está doente! A mãe responde com uma pergunta: - Claro, mas o que ele tem? O filho com a cabeça baixa, diz: - Tumor no cérebro. A mãe furiosa diz: - E você quer ir lá pra quê? Vê-lo morrer? O filho lhe dá as costas e vai... Horas depois ele volta vermelho de tanto chorar...dizendo: - Ai mãe, foi tão horrível, ele morreu na minha frente! A mãe com raiva: - E agora?! Tá feliz?! Valeu a pena ter visto aquela cena?! Uma última lágrima caiu de seus olhos e acompanhado de um sorriso, ele disse: - Muito, pois cheguei a tempo de vê-lo sorrir e dizer... EU TINHA CERTEZA QUE VOCÊ VINHA!!!
3.  Não arde em ciúmes— (não inveja NVI).  A inveja tem duas formas: desejo de ter o que o outro tem ou, pior, desejo que o outro não tem o que tem.  O amor não faz comparações com outros. (Caim com Abel)
 
4.  Não se ufana— (não se vangloria NVI).  O amor não fala de si mesmo.  Não se gaba de suas próprias realizações antes de interessar-se nos feitos do outro.  Não é convencido. (Provérbios: Que o outro te louve, e não a ti mesmo)
Como estaria a tua carteira? SE você ganhasse ou perdesse R$ 10,00 por cada pessoa que você tratasse bem ou mal, ou deixasse de fazer algo.
5.  Não se ensoberbece— (não se orgulha (NVI).  A idéia é de ficar cheio de si, com peito estufado.  Inchado consigo mesmo.  “Arrogância tem uma cabeça grande . . . amor tem um grande coração”
Certo dia, num cemitério, estava um chinês a colocar pratos de arroz em volta da sepultura do seu ente querido, como é costume fazer-se na sua cultura. Ao seu lado, estava um cristão a colocar flores na campa do seu familiar. Surpreendido, este perguntou ao chinês se ele acreditava que a pessoa ali sepultada iria comer o arroz. Respondeu o chinês: “Sim, acredito. E será no mesmo dia em que o seu falecido há -de cheirar essas flores”.

6.  Não se conduz inconvenientemente— (não maltrata).  Não trata outras pessoas de forma vulgar.  Não é rude, com péssimas maneiras.  . . . não faço aquilo que menospreza, desconsidera ou chateia ao outro.  Aplicação no trânsito, na mesa, na fila, na conversa, etc.)
 
7.  Não procura os seus interesses.  Esse é o resumo de todas as características, e está no centro da lista.  Alguém comentou, “Cure o egoísmo, e você re-plantou o Jardim do Eden.”
 
8.  Não se exaspera— (não se ira facilmente).  Essa é a característica própria para pais e pessoas que precisam lidar com pessoas problemáticas.  A palavra significa “não provocado facilmente”.

9.  Não se ressente do mal— (não guarda rancor).  Significa, Não faz listas de ofensas
 
10. Não se alegra com a injustiça.  O amor verdadeiro é puro, não sujo. Apetite pelo mal. A marca do discípulo - Jesus disse: "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" (João 13:35)
 
11. Regojiza-se com a verdade. A verdade sempre vence, nunca perde.
 
12. Tudo sofre.  O amor suporta aflição, menosprezo. Uma mulher européia, da alta sociedade, estava em um safari na África. O grupo parou rapidamente em um hospital para leprosos. O calor era intenso e haviam moscas zumbindo por toda a parte. Ela reparou em uma enfermeira curvada em meio a muita sujeira, cuidando das feridas de um leproso. Com desdém a mulher comentou: "Ora, eu não faria isso nem por todo o dinheiro do mundo!" A enfermeira, tranquilamente lhe disse: "Nem eu". Há muitas coisas que fazemos apenas por amor ao Senhor.

13. Tudo crê.  O amor não pensa mal sobre o outro, mas bem.  Não fica cheio de suspeitas. Jesus sabia que Judas era o traidor e não o tratou com desprezo.
 
14. Tudo espera.  O amor é otimista, e mesmo que sua fé não seja retribuida, continua esperando que “no fim, tudo dará certo”. Não entendo amor egoista que não espera o casamento chegar. AMEAÇÃ: Se você não se entregar para mim, vou te DEIXAR. Diga Adeus
 
15. Tudo suporta.  A lista termina como começou.  O amor é paciente!  Fica debaixo de dificuldades por amor ao amado. JESUS suportou TUDO por você

 
III.  A ETERNIDADE DO AMOR (v-13) A última estrofe desse hino de louvor ao amor descreve a permanência do amor em contraste com os dons espirituais.  Esses desaprecerão (8-10)!  Por isso, vamos fazer investimentos sadios e sábios naquilo que é permanente!

É o “adorador egoísta”. Estuda a Bíblia, lê bons livros, ora regularmente, mas é fechado para os outros. Tenta cuidar do relacionamento vertical - ele e Deus, mas despreza o horizontal - ele e os homens.

O amor governa sem a espada”
Disse o imperador Napoleão Bonaparte: “Alexandre, César, Carlos Magno e eu, fundamos grandes impérios. Mas sobre que estavam baseadas essas criações? Sobre a força. Jesus fundou seu Reino baseado no amor e hoje milhões estão prontos a morrer por Ele.”



A MATURIDADE
O que é maturidade? Paulo escreveu em Corintios 13.11 “Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança. Agora que sou adulto, parei de agir como criança”.
Atitudes de uma criança:
1. É meu!
2. Chora
3. Deita e rola no chão, faz manha – Não existe ser mais egoísta que a criança.
4. Faz pais, passar vergonha em público, por índole egoísta

Jesus disse: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.”.
Condenação por falta de amor, no juízo final: “Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber” (Mt.25:41-42)
Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor ” (1 João 5:7-8).
Conclusão:
Deus não precisa de fé. Não é dependente de ninguém.
Deus não precisa de esperança. - Mas, “Deus é amor”
PERFEIÇÃO: “sobre tudo isto, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição” (Colossenses 3:14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário