quarta-feira, 22 de junho de 2011

Saia da Janela

 Atos 20:7-12



Introdução: Tudo aconteceu no terceiro andar de uma casa. Todos estavam no Culto de comunhão, depois do culto eles iriam partir. Seria o último dia deles naquela cidade. Ninguém queria perder o culto de despedida. Paulo pregou.

Aquele aprisco estava cheio, com muitas pessoas
Deste relato de atos iremos retirar ensinamentos fazendo uma comparação das coisas físicas com o mundo espiritual.

1) JOVEM  ATRAIDO PELA JANELA:

Jovens, homens, mulheres, começam a ser atraídos pela janela do mundo e do pecado. Atraídos pela curiosidade, pelo gosto do perigo, as novidades, as aventuras, liberdade, ação, emoção…



2) JOVEM PRÓXIMO A JANELA: Ele está entre a parte interna e a externa. Em frente à janela do mundo.

A grande dúvida em sua cabeça é: até onde eu posso ir sem cair? Sem me comprometer? Qual é o limite, onde está a linha que divide a luz das trevas, o certo do errado?

Há muitas pessoas vivendo nesse limite perigoso, na linha que divide a simples curiosidade do ato, a libertinagem, a razão da emoção…
Muitos que estão na janela. Acham que nunca vão cair. Dizem isso nunca acontecerá comigo!



3) JOVEM SENTADO NA JANELA, COCHILANDO: Infelizmente, muitos vivem assim: meio nas trevas, meio na luz; meio no mundo, meio na igreja;



4) JOVEM VENCIDO, CAÍDO E MORTO: O texto diz que o jovem foi vencido pelo sono, caiu do 3º andar e morreu. Morreu para a igreja, morreu para a sociedade, morreu para a família. Muitos estão fora da igreja, da família.





Quais são as nossas janelas?

A JANELA É ATRAENTE, MAS ADORMECEDORA E FATAL À FÉ E A PROFUNDIDADE COM DEUS.

Vejamos no verso 09 os estágios da Janela:

1. Conduz à acomodação na vida cristã. “Um jovem chamado Êutico, estava sentado numa janela…”. Ele estava “sentado e tomando um arzinho”… A Palavra fala de entrega de vida, renuncia de si mesmo e compromisso com o Evangelho… Perceba o contraste da vida do pregador e a do irmãozinho da janela.

2. O próximo passo é a sonolência espiritual. “… adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo…”. Todo acomodado é sonolento e na vida espiritual essa sonolência é manifestada em três formas:

1. Falta de vigilância nas tentações,
2. Preguiça diante dos desafios e;
3. Fraqueza nas tribulações.

3.Depois vem a queda e a morte. “Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram estava morto”. O “arzinho” fresco da janela tem levado muitos cristãos a esfriarem na fé e se desviarem de Cristo. O rapaz não caiu para dentro o que representaria as fraquezas e abatimentos momentâneos que todos os cristãos estão sujeitos. A queda é para o lado de fora… Para o mundo… Caiu para fora o que representa o afastar-se dos princípios de Deus e entregar-se ao pecado…



Após essas comparações, vamos tirar 3 lições:



1ª Lição: NÃO DESPREZE QUEM PODE TE AJUDAR.

O jovem desprezou Paulo, mas na hora que ele caiu da janela, Paulo interrompeu tudo para ajudá-lo. Paulo abraçou aquele jovem e o abraço lhe trouxe de volta a vida. Não era apenas o abraço de Paulo era o abraço de Jesus. Paulo era o instrumento aquele jovem recebeu o abraço de Jesus!

Às vezes desprezamos as pessoas as ignoramos, mas um dia acontece uma reviravolta em nossas vidas e Deus nos coloca sob os cuidados daqueles que nós desprezamos. Você tem desprezado Jesus, mas na hora que você cai da janela na hora de sua dor, de sua aflição, Jesus pára tudo desce se inclina sobre você te abraça e te dá novo ânimo.

Por que você continua desprezando Jesus?


2ª Lição: SAIA DA JANELA.
Aquele jovem estava sentado na janela não prestou atenção na pregação foi tomado pelo cansaço adormeceu caiu e morreu.

A janela representa o lugar onde muitas pessoas escolhem estar quando não querem viver uma vida de compromisso com Jesus e sua palavra.

Ele estava vivendo um conflito: não sabia se ouvia o sermão de Paulo que trazia a mensagem do evangelho ou se escutava as vozes da rua.
Não esqueça que o muro é de satanás

3ª Lição: NÃO PERCA A SEGUNDA CHANCE.

Ele teve uma segunda chance.

Não aceitou Jesus como salvador pessoal. Jesus está te dando uma segunda chance aproveite!



CONCLUSÃO: Qual a atitude da igreja com aqueles que caem? Cair não é algo comum e inevitável… Caem aqueles que vão para a Janela…

 A misericórdia que leva a ressurreição. Vs 10.

“Paulo desceu – baixou ao nível,

inclinou-se sobre o rapaz e o abraçou – demonstrou afeto Ele está vivo!”.

 A perseverança no cumprimento da missão. Paulo não se desmotivou com o desinteresse de Êutico. VS. 11.

“Então subiu novamente – continuou na igreja





DOIS DESAFIOS:

1) Se você não está passando por essa situação, mas conhece alguém que está, aí vão algumas dicas.

a) Paulo desceu: foi ao encontro, se dispôs a ajudar, se movimentou a favor dele, acompanhou, esteve com ele;

b) Paulo inclinou-se: numa atitude de compaixão, ajuda, paciência, diálogo, exemplos;

c) Paulo abraçou-o: demonstrou amor e não ódio e tocou nele com carinho e não teve nojo, ajudou-o no que ele mais precisava – TER VIDA!
2) Se você está passando por alguma dessas fases (atraído, próximo, sentado, cochilando ou caído) da janela do mundo vai um conselho da Palavra de Deus:

a) Acorde o quanto antes: Desperta, ó tu que dormes (Ef 5:14). Já é hora de despertarmos do sono, porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé (Rm 13:11).

b) As “novidades” da janela jamais poderão se comparar com as reais e verdadeiras propostas do evangelho. Creia nessa palavra. Viva essa palavra. Pregue essa palavra! Fuja da janela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário