domingo, 12 de junho de 2011

Uma porta chamada Jesus

Como você identificaria a sua vida? Compararia a sua vida com que?

INTRODUÇÃO – Jesus usou figuras para se apresentar ao mundo. Entre elas estão Luz, Pão, Caminho, Bom Pastor e PORTA. Vamos pensar nele como a PORTA.

JOÃO 10.9 – “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.”.

O que aprendemos quando Jesus diz que é a porta?

Aprendemos que 7 preciosas lições

1.PASSAGEM: Indica a mudança de ambiente. Conduz de um lugar a outro:

Do Mundo para a Igreja – Do Inferno para o Céu.

Você sabia que um dia vai morrer? Vai mudar de ambiente. Sair dessa e ir para “a melhor” (ou pior?).

Na cultura do Oriente Médio (antigo) o Pastor das Ovelhas deitava no local de passagem do aprisco, servindo de porta.

Ir para “a melhor” impõe a necessidade de passar por Jesus.

2.PROTEÇÃO e SEGURANÇA

Uma casa sem porta, não está protegida. Nesse mundo Jesus é a porta da casa de Deus. Nele existe proteção, segurança e conforto.

Sem proteção, ficamos invadido pelo medo e assim não podemos descansar – Mas em Jesus, nós Podemos ficar descansados.

3. PRIVACIDADE: Colocamos porta entre dois ambientes quando pretendemos dar uma privacidade a um deles.

Intimidade com deus nós temos através de Jesus, pois para chegarmos a Deus, somente através de Jesus. Ninguém vem ao pai, a não ser por meio de Jesus

4. SIMPLICIDADE

O Mecanismo de uma porta é algo extremamente simples. Entender o conteúdo do Evangelho é tão simples como entender o mecanismo de uma porta. (Mt 11.25).

Nós viemos do pó não há do que nos orgulharmos de nós mesmos. Todavia, geralmente ao invés de reconhecermos nossa simplicidade, nós complicamos as coisas – Ec 7:29 Tudo o que aprendi se resume nisto: Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo.

Como PORTA, Jesus é simples. Jesus não é complicado, ele é simples, fácil de entendê-lo e Assimilar seus ensinamentos. Aprendei de mim que sou manso e humilde....

O Evangelho é simples: a) Para ser compreendido; b) Para ser assimilado c) Para ser vivido d) Para ser comunicado



5. INDISPENSÁVEL

Como uma posta, Jesus é indispensável

1. Dos casebres às mansões; das kitnets aos palácios; dos pequenos estabelecimentos aos grandes, conglomerados empresariais: Precisam de porta.

João 10.10 - Jesus é indispensável, para uma vida com propósito, para se ter o sentido da vida.

6.  UM LIMITE

Podemos ir até a porta, se estiver trancada, não tem como passar. A porta é um limite

O limite é até onde podemos ir. Somos limitados quando encontramos limites na  saúde, porta no desmparo, no desemprego, etc...

a) do objetivo da Fé - Mt 9.22 – para a mulher do fluxo de sangue – “tem bom ânimo filha a tua fé te salvou”.

b) do poder do pecado – Mt 9.2 – ao paralítico de Cafarnaum:


7. DECISÃO

Uma porta exige uma decisão

a) A porta é o lugar onde por mais simples que seja o ser humano, diante dela deve tomar decisão. É uma situação de exercício de autoridade.

b) A maior decisão que alguém pode tomar é a de escolher onde passará a eternidade. Deus nos dá esse direito. A rejeição de entrar por Jesus encaminha o homem para o inferno. Mas, Deus quer que você, hoje, defina sua salvação entrando por Jesus Cristo. Entre agora por Ele.

c) Quando decido passar por uma porta eu tenho que me adaptar a ela



CONCLUSÃO.  Embora seja muito bom, nem todos querem entrar, pois depois dessa porta (chamada Jesus) existe um Caminho apertado:

MATEUS 7.13-14 “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário