segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Que daremos a Jesus nesse Natal

Texto: Mateus 2.1-2; 9-10


Introdução

O verdadeiro sentido do Natal, é ilustrado por um menino cujo pai havia falecido. O menino foi questionado pelo professor na escola, nessa época de Natal. O professor perguntou: "Menino, o que você mais gostaria de ganhar no Natal?” E o garoto logo pensou no quadro com a foto do seu pai, que ficava exposta na parede do quarto; o menino pensou no pai que ele amava muito. Então, disse baixinho: "Ah! Professor, eu gostaria que meu pai saísse daquele quadro, saísse daquela moldura, e estivesse conosco outra vez."

Foi justamente isto que Deus, o nosso Pai celestial, fez. Deus rompeu as barreiras e veio até nós. Ele saiu da moldura da eternidade inatingível, entrou no nosso mundo

O nascimento de Jesus revela 3 coisas a nós:
1) Revela SOBERANIA de DEUS - Deus é o Senhor da história - Cezar Augusto, imperador, sem saber, manda fazer um recenceamento – para cumprir-se as Escrituras., para que Jesus viesse a nascer em Belém Lc. 2:1-7

2) Revela que Deus é humilde – Jesus, sendo Deus, criador de todo o universo, nasceu em uma estrabaria – não num palácio – Ele veio para estar com os humildes, com os necessitados

3) Revela adoração - Os magos adoraram - “Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe as suas ofertas: ouro, incenso e mirra" (Mt 2:11).

Vamos observar a atitude do 3 reis magos vindos do oriente que foram até Jesus levaram 3 presentes 

Qual são os presentes para Jesus no dia de Natal? … Damos presentes uns aos outros, e esquecemos por completo, da pessoa principal do Natal e verdadeiro Dono da festa, que é Jesus! 

Ilustração: Cinco mulheres amigas, muito bem vestidas, que estavam almoçando juntas num restaurante. Uma senhora conhecida delas as viu e se aproximou da mesa onde estavam e perguntou: “Almoçando juntas! O que estão a comemorar?” Então, uma das mulheres disse: “Estamos comemorando o aniversário do bebê da nossa amiga! Ele faz hoje dois anos de idade!” “Mas, onde está o bebê?” Então a mãe da criança respondeu: “Ah! Eu o deixei com minha sogra. Ela vai cuidar dele até a nossa festa acabar!” ...é dessa maneira que muita gente celebra o Natal!

Para muitas pessoas, Natal é receber presentes, é fazer festa em casa, é comer panetone, peru assado, chester... Mas o Natal que Deus espera de nós é um culto de adoração a Jesus, e de presentes dados à Jesus!

Os magos trouxeram para Jesus três presentes... Descrevem hoje como nos convém nos oferecer ao Rei dos reis.

O primeiro presente dos magos foi o ouro –
HOJE DEVEMOS DAR DE PRESENTE PARA JESUS, O NOSSO OURO  v.11, que os magos "abriram seus presentes e Lhe deram ouro...".

Ouro é símbolo de realeza, é coisa de reis. Você vê qualquer filme ou gravura de rei e lá está: coroa de ouro, manto bordado com fios de ouro, trono incrustado de ouro, cetro de ouro...

O primeiro presente dado a Jesus foi ouro, porque caracteriza aquilo que Jesus é desde a eternidade: o Rei.

O ouro é mencionado em primeiro lugar porque este é o alvo perfeito e original de Deus: o Seu Filho é o Rei, que vai estabelecer o reino dos céus sobre a terra.

Mas além disso, o ouro representa a absoluta pureza existente em Jesus. Dos metais, o ouro é o mais nobre e quanto mais purificado o ouro, mais valor possui!

Esse foi o primeiro presente dado pelos magos a Jesus, porque todos eles reconheceram a majestade e a pureza de Jesus.

Hoje, à exemplo dos magos no passado, nós devemos tornar a dar de presente para Jesus, o nosso ouro.

Certamente que José e Maria ficaram felizes com aquele ouro dado a Jesus. Mas não se apegaram à ele. Eles eram pobres, não tinham dinheiro.


O segundo presente dos magos foi o incenso
HOJE DEVEMOS DAR DE PRESENTE PARA JESUS, O NOSSO INCENSO Lemos em Mt 2, na seqüência do v.11: "Prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe as suas ofertas: ouro, incenso...".

A palavra própria dos judeus para “incenso” é derivada das palavras "branco, brilhante".

O incenso daquela época, propaga um aroma agradável que fica impregnado até nas vestes como perfume.

Na Bíblia, o incenso foi usado no templo, como aroma agradável diante de Deus.

Portanto, o incenso representa espiritualmente o aroma da vida de Jesus.

A vida de Jesus cheirava bem!

Então, o incenso simboliza esta perfeição da vida de Jesus – Ele viveu uma vida totalmente sem pecado, ...cheirava bem diante de Deus.

Jesus foi, como diz a Bíblia em 1Pe 1.19: "O Cordeiro de Deus sem pecado e sem mancha", branco e brilhante, puro e perfeito.

Em 2Co 2.15 O perfume de Cristo dentro de nós, um aroma tanto para os salvos como para os não-salvos ao nosso redor”.

Deus dizendo de Seu Filho, Jesus: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo ". Em quem tenho muito alegria”.

Dizem que Gandhi, sendo evangelizado por um cristão, disse assim: “No vosso Cristo eu creio, eu não creio é no vosso cristianismo”

O terceiro presente dos magos foi a mirra –
DEVEMOS DAR DE PRESENTE PARA JESUS, NOSSA MIRRA
Mt 2.11 diz na seqüência: "Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas; ouro, incenso e mirra”.

A mirra é produto de uma arvorezinha, um arbusto espinhoso e de madeira cheirosa. Mas o gosto dessa madeira é amargo.
Ester usou durante 6 meses para purificação. (Ester 2.12)
Os ingrediente do óleo da unção, para o tabernáculo (Êxodo 30. 23).

Esta resina amarga, a mirra, fala dos sofrimentos de Jesus, que foi perseguido por Herodes ainda como bebê (Mt 2.13)...

Em Nazaré, quiseram empurrá-Lo de cima de um monte para o precipício a fim de que morresse (Lc 4:29).
Fariseus e os escribas O perseguiam e tentaram matá-lo!

Nasceu recebendo mirra e na morte foi dado mirra. Foi profético





Jesus sofreu, foi por nós que sofreu, hoje podemos dar de presente para Jesus, uma porção da nossa própria mirra, do nosso próprio sofrimento e sacrifício por amor a Ele?

No caderno de um antigo missionário, estava escrito assim: “Se Jesus Cristo é Deus e morreu por mim, então não existe sacrifício grande demais que eu não possa fazer por Ele".

Dê de presente para Jesus, uma porção de sua própria mirra, de seu próprio sofrimento por amor a Ele.

Conclusão: O Natal, para muitas pessoas, tem sido apenas presentes, festas, comidas, amigo secreto,troca de cartões... e coisas assim. Porém, o Natal que Deus espera de nós é um culto de adoração a Jesus.

Jesus sendo o centro e que ele receba de cada um de nós Ouro Incenso e mirra, para Jesus são os presentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário