domingo, 12 de dezembro de 2010

Uma segunda chance

Em Lucas 13.6-9, encontramos a parábola da figueira, onde Jesus  de pessoas e não simplesmente de árvores. Aquela figueira foi plantada com um propósito. Dar frutos. Deus continua tendo um sonho, um propósito para nossas vidas. O Deus da segunda chance. Deus não desiste de nós. Deus tem nos dado uma 2ª chance. Vamos florescer.
Em Juízes 13-16, encontramos a história de um homem que experimentou uma segunda chance de Deus.

NASCIMENTO MILAGROSO.
Nós também tivemos um nascimento milagroso.

NAZIREU - Consagrado, separado. 
3 eram as exigências para o nazireu. ( Nm. 6): 

1. Não podia beber vinho. O vinho é símbolo de alegria. A pessoa consagrada deve se alegrar em servir ao Senhor. A pessoa consagrada não deve sentir apetites pelo mundo.
2.  Não podia tocar em mortos. Tinha que ficar impregnado pela vida. Tinha que tirar da vida tudo o que é morte. Nosso último inimigo a ser vencido. Morte é separação.
3. Não podia cortar os cabelos. O cabelo cumprido era um sinal externo de algo interno. Era algo visível. A consagração traz diferença.
Como Sansão, somos consagrados ao Senhor, portanto precisamos afastar de nossas vidas o vinho deste de mundo e a morte que nos separa de Deus.
1 – CONSAGRAÇÃO TRAZ PODER. Jz. 13.25. O Espírito Santo passou a incitá-lo, guiá-lo. A base para sermos usados pelo Senhor é a consagração. A consagração traz poder. Precisamos de poder para vencermos o pecado e o diabo.
2 – PROPOSTAS TENTADORAS PARA QUEBRARMOS  A CONSAGRAÇÃO.
Quando perdemos a consagração perdemos o poder. O inimigo tenta nos seduzir para quebrarmos a consagração. Vejamos Jz. 14.5, 6, 8
2.1. Passeava entre as vinhas. Não podemos beber o vinho mas gostamos de passear próximo às uvas. Não podemos comer mas gostamos de cheirar. O diabo primeiro nos convence de que não tem nada de errado. Quantos de nós já estamos tão próximos da fronteira, a um passo da queda e nem percebemos.
2.2. Mel no Leão Morto. O inimigo coloca mel onde não podemos tocar. Mel nas coisas do mundo.
2.3. Perdendo a Identidade.  Finalmente o inimigo usou uma mulher para cortar os cabelos de Sansão.  Perdeu a sua força.
 
Quando perdemos a consagração, entramos em processo de prisão. A nossa vida não decola.
Três coisas acontecem quando perdemos a consagração:
a. Perdemos o poder.
b. Tornamo-nos escravos, presos, cativos.c. Perdemos a visão, o discernimento espiritual.
Quantos filhos de Deus se encontram subjugados por satanás, pelo pecado, fazendo serviços de bicho, sem poder para vencer a carne, sem visão. Apenas criticam o Deus está fazendo?. Não perceberam que Deus os abandonou. Ler Jz. 16.20-21
3 – RECEBENDO UMA SEGUNDA CHANCE. Jz. 16.22 ( ap. 5.) Voltando ao 1º amor.
Sansão recebeu uma segunda chance. Deixar o cabelo crescer é abandonar o pecado, é voltar à consagração. Precisamos retomar a nossa Consagração a Deus. “Clamou ao Senhor”( vs. 28). Consagração no casamento. Não quero cadeias me prendendo.
CONCLUSÃO -  Jz. 16.29-30. “O poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza”. A vitória de Sansão foi na sua morte. A nossa vitória está na cruz. Precisamos negar a nós mesmos. Precisamos voltar ao começo
 
Nota: Sansão Foi sepultado entre  Zerá e Estaol – Em Zerá ele começou a ser usado por Deus. No livro de Hebreus ele está na lista dos heróis da fé – Salomão não esta nessa lista porque terminou mal.  Não voltou-se – Deus quer restaurar a tua sorte. Sansão foi restaurado, pois Deus é o Deus da segunda chance

Nenhum comentário:

Postar um comentário