segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Uma história de fama

Sub-Título: Não me contaram nem a metade

Texto - 2 Cr. 9:5-8 5 e disse ao rei: Foi verdade a palavra que a teu respeito ouvi na minha terra e a respeito da tua sabedoria. 6 Eu, contudo, não cria no que se falava, até que vim e vi com os próprios olhos. Eis que não me contaram a metade da grandeza da tua sabedoria; sobrepujas a fama que ouvi. 7 Felizes os teus homens, felizes estes teus servos que estão sempre diante de ti e ouvem a tua sabedoria! 8 Bendito seja o SENHOR, teu Deus, que se agradou de ti para te colocar no seu trono como rei para o SENHOR, teu Deus; porque o teu Deus ama a Israel para o estabelecer para sempre; por isso, te constituiu rei sobre ele, para executares juízo e justiça.


Introdução: O texto fala da fama que Salomão obteve. Mas ele não recebeu isso de “mão-beijada” precisou pagar um preço. Veremos como conquistou a fama.


História da Rainha de Sabá, nos ensina boas lições:
1- Uma Fama vai longe
2- Não podemos crer em tudo o que ouvimos. v. 6
3- É preciso checar os boatos – v.1


O que gera o elogio, ou fama?


3 fatores pruduzem fama que geram elogios:


1- Ouvir e atender a Deus
2 Cron.1.7 Naquela noite Deus apareceu a Salomão e perguntou: O que você quer que eu lhe dê?
Salomão houve ao Senhor
Deus falou com ele DEPOIS que ele foi ADORAR
salomão foi ao TABERNÁCULO – para adorar ao Senhor, é o que registra os primeiros versículos.


Quem ouve as minhas palavras …Prevalece – casa rocha Mateus 7:24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.


2- Saber Pedir Bem – Nascemos pedindo - acostumamos a pedir: emprego, aumento, uma dispensa, uma casa para morar, uma carro para comprar. Etc... 2 Cr.1.7 Naquela noite Deus apareceu a Salomão e perguntou: —O que você quer que eu lhe dê? 8 Ele respondeu: —Tu sempre mostraste um grande amor por Davi, o meu pai, e deixaste que eu ficasse como rei no lugar dele. 9 E agora, ó SENHOR Deus, cumpre a promessa que fizeste ao meu pai. Já que me fizeste rei de um povo tão numeroso como o pó da terra, 10 dá-me sabedoria e conhecimento para que eu possa governá-lo. Se não for assim, como poderei governar este teu grande povo? 11 Deus disse a Salomão: —Visto que você pediu sabedoria e conhecimento para governar o meu povo, de quem eu fiz você rei, em vez de pedir riquezas, bens, ou honras, ou a morte dos seus inimigos, ou vida longa, 12 eu lhe darei sabedoria e conhecimento. E lhe darei também mais riquezas, bens e honras do que qualquer outro rei teve antes de você ou terá depois.
Se você; tivesse apenas um pedido para fazer a Deus, qual seria?


3- Preocupar-se em servir, Salomão não preocupou-se consigo mesmo – Mas com o povo -v. 10 Não estava preocupado em ser servido – Jesus é o modelo – eu vim para servir Marcos 10:45 Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.




O Declínio de Salomão
Porque a vida não não dão certo, os problemas existem e vem contra você
Cuidado como terminará a sua vida
Salomão dixou de viver e praticar, no final de sua vida
1 Reis 11:33 Porque Salomão me deixou e se encurvou a Astarote, deusa dos sidônios, a Quemos, deus de Moabe, e a Milcom, deus dos filhos de Amom; e não andou nos meus caminhos para fazer o que é reto perante mim, a saber, os meus estatutos e os meus juízos, como fez Davi, seu pai. 34
Sua vida afundou, como os navios de Josafá
1 Rs 22;48 Josafá navios Tarsis – Afundaram em Eziom-Geber
2 Cr. 20:37 Profeta Eliezer “Porquanto te aliaste com Acazias...” Quebraram os navios.
JOSAFÁ não era mau. Mas um servo de Deus que amava e temia ao Senhor, mas a associação que ele teve com Acazias, um péssimo rei, que não temia, nem servia a Deus.
Associações com pessoas que não temem ao Senhor
1 Reis 11:3 Salomão casou com setecentas princesas e também teve trezentas concubinas. Elas fizeram com que ele se afastasse de Deus
1 Reis 11:34 Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era de todo fiel para com o SENHOR, seu Deus, como fora o de Davi, seu pai.
Salomão associou-se com mulheres que lhe perverteram o coração 1 Coríntios 15:33 Não se enganem: “As más companhias estragam os bons costumes


Conclusão
O êxito de salomão começou no altar – na oração – Mas termionou em fracasso prque abandonou ao Senhor.
Uma VIDA EM CRISTO é uma vida melhor. Desfruta de honra
Muitos não conseguem crer – Mas Jesus em nós – produz Bons frutos


Mt. 12:424 A rainha do Sul se levantará, no Juízo, com esta geração e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis aqui está quem é maior do que Salomão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário