segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Que daremos a Jesus nesse Natal

Texto: Mateus 2.1-2; 9-10


Introdução

O verdadeiro sentido do Natal, é ilustrado por um menino cujo pai havia falecido. O menino foi questionado pelo professor na escola, nessa época de Natal. O professor perguntou: "Menino, o que você mais gostaria de ganhar no Natal?” E o garoto logo pensou no quadro com a foto do seu pai, que ficava exposta na parede do quarto; o menino pensou no pai que ele amava muito. Então, disse baixinho: "Ah! Professor, eu gostaria que meu pai saísse daquele quadro, saísse daquela moldura, e estivesse conosco outra vez."

Foi justamente isto que Deus, o nosso Pai celestial, fez. Deus rompeu as barreiras e veio até nós. Ele saiu da moldura da eternidade inatingível, entrou no nosso mundo

O nascimento de Jesus revela 3 coisas a nós:
1) Revela SOBERANIA de DEUS - Deus é o Senhor da história - Cezar Augusto, imperador, sem saber, manda fazer um recenceamento – para cumprir-se as Escrituras., para que Jesus viesse a nascer em Belém Lc. 2:1-7

2) Revela que Deus é humilde – Jesus, sendo Deus, criador de todo o universo, nasceu em uma estrabaria – não num palácio – Ele veio para estar com os humildes, com os necessitados

3) Revela adoração - Os magos adoraram - “Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe as suas ofertas: ouro, incenso e mirra" (Mt 2:11).

Vamos observar a atitude do 3 reis magos vindos do oriente que foram até Jesus levaram 3 presentes 

Qual são os presentes para Jesus no dia de Natal? … Damos presentes uns aos outros, e esquecemos por completo, da pessoa principal do Natal e verdadeiro Dono da festa, que é Jesus! 

Ilustração: Cinco mulheres amigas, muito bem vestidas, que estavam almoçando juntas num restaurante. Uma senhora conhecida delas as viu e se aproximou da mesa onde estavam e perguntou: “Almoçando juntas! O que estão a comemorar?” Então, uma das mulheres disse: “Estamos comemorando o aniversário do bebê da nossa amiga! Ele faz hoje dois anos de idade!” “Mas, onde está o bebê?” Então a mãe da criança respondeu: “Ah! Eu o deixei com minha sogra. Ela vai cuidar dele até a nossa festa acabar!” ...é dessa maneira que muita gente celebra o Natal!

Para muitas pessoas, Natal é receber presentes, é fazer festa em casa, é comer panetone, peru assado, chester... Mas o Natal que Deus espera de nós é um culto de adoração a Jesus, e de presentes dados à Jesus!

Os magos trouxeram para Jesus três presentes... Descrevem hoje como nos convém nos oferecer ao Rei dos reis.

O primeiro presente dos magos foi o ouro –
HOJE DEVEMOS DAR DE PRESENTE PARA JESUS, O NOSSO OURO  v.11, que os magos "abriram seus presentes e Lhe deram ouro...".

Ouro é símbolo de realeza, é coisa de reis. Você vê qualquer filme ou gravura de rei e lá está: coroa de ouro, manto bordado com fios de ouro, trono incrustado de ouro, cetro de ouro...

O primeiro presente dado a Jesus foi ouro, porque caracteriza aquilo que Jesus é desde a eternidade: o Rei.

O ouro é mencionado em primeiro lugar porque este é o alvo perfeito e original de Deus: o Seu Filho é o Rei, que vai estabelecer o reino dos céus sobre a terra.

Mas além disso, o ouro representa a absoluta pureza existente em Jesus. Dos metais, o ouro é o mais nobre e quanto mais purificado o ouro, mais valor possui!

Esse foi o primeiro presente dado pelos magos a Jesus, porque todos eles reconheceram a majestade e a pureza de Jesus.

Hoje, à exemplo dos magos no passado, nós devemos tornar a dar de presente para Jesus, o nosso ouro.

Certamente que José e Maria ficaram felizes com aquele ouro dado a Jesus. Mas não se apegaram à ele. Eles eram pobres, não tinham dinheiro.


O segundo presente dos magos foi o incenso
HOJE DEVEMOS DAR DE PRESENTE PARA JESUS, O NOSSO INCENSO Lemos em Mt 2, na seqüência do v.11: "Prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe as suas ofertas: ouro, incenso...".

A palavra própria dos judeus para “incenso” é derivada das palavras "branco, brilhante".

O incenso daquela época, propaga um aroma agradável que fica impregnado até nas vestes como perfume.

Na Bíblia, o incenso foi usado no templo, como aroma agradável diante de Deus.

Portanto, o incenso representa espiritualmente o aroma da vida de Jesus.

A vida de Jesus cheirava bem!

Então, o incenso simboliza esta perfeição da vida de Jesus – Ele viveu uma vida totalmente sem pecado, ...cheirava bem diante de Deus.

Jesus foi, como diz a Bíblia em 1Pe 1.19: "O Cordeiro de Deus sem pecado e sem mancha", branco e brilhante, puro e perfeito.

Em 2Co 2.15 O perfume de Cristo dentro de nós, um aroma tanto para os salvos como para os não-salvos ao nosso redor”.

Deus dizendo de Seu Filho, Jesus: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo ". Em quem tenho muito alegria”.

Dizem que Gandhi, sendo evangelizado por um cristão, disse assim: “No vosso Cristo eu creio, eu não creio é no vosso cristianismo”

O terceiro presente dos magos foi a mirra –
DEVEMOS DAR DE PRESENTE PARA JESUS, NOSSA MIRRA
Mt 2.11 diz na seqüência: "Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas; ouro, incenso e mirra”.

A mirra é produto de uma arvorezinha, um arbusto espinhoso e de madeira cheirosa. Mas o gosto dessa madeira é amargo.
Ester usou durante 6 meses para purificação. (Ester 2.12)
Os ingrediente do óleo da unção, para o tabernáculo (Êxodo 30. 23).

Esta resina amarga, a mirra, fala dos sofrimentos de Jesus, que foi perseguido por Herodes ainda como bebê (Mt 2.13)...

Em Nazaré, quiseram empurrá-Lo de cima de um monte para o precipício a fim de que morresse (Lc 4:29).
Fariseus e os escribas O perseguiam e tentaram matá-lo!

Nasceu recebendo mirra e na morte foi dado mirra. Foi profético





Jesus sofreu, foi por nós que sofreu, hoje podemos dar de presente para Jesus, uma porção da nossa própria mirra, do nosso próprio sofrimento e sacrifício por amor a Ele?

No caderno de um antigo missionário, estava escrito assim: “Se Jesus Cristo é Deus e morreu por mim, então não existe sacrifício grande demais que eu não possa fazer por Ele".

Dê de presente para Jesus, uma porção de sua própria mirra, de seu próprio sofrimento por amor a Ele.

Conclusão: O Natal, para muitas pessoas, tem sido apenas presentes, festas, comidas, amigo secreto,troca de cartões... e coisas assim. Porém, o Natal que Deus espera de nós é um culto de adoração a Jesus.

Jesus sendo o centro e que ele receba de cada um de nós Ouro Incenso e mirra, para Jesus são os presentes

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Uma história de fama

Sub-Título: Não me contaram nem a metade

Texto - 2 Cr. 9:5-8 5 e disse ao rei: Foi verdade a palavra que a teu respeito ouvi na minha terra e a respeito da tua sabedoria. 6 Eu, contudo, não cria no que se falava, até que vim e vi com os próprios olhos. Eis que não me contaram a metade da grandeza da tua sabedoria; sobrepujas a fama que ouvi. 7 Felizes os teus homens, felizes estes teus servos que estão sempre diante de ti e ouvem a tua sabedoria! 8 Bendito seja o SENHOR, teu Deus, que se agradou de ti para te colocar no seu trono como rei para o SENHOR, teu Deus; porque o teu Deus ama a Israel para o estabelecer para sempre; por isso, te constituiu rei sobre ele, para executares juízo e justiça.


Introdução: O texto fala da fama que Salomão obteve. Mas ele não recebeu isso de “mão-beijada” precisou pagar um preço. Veremos como conquistou a fama.


História da Rainha de Sabá, nos ensina boas lições:
1- Uma Fama vai longe
2- Não podemos crer em tudo o que ouvimos. v. 6
3- É preciso checar os boatos – v.1


O que gera o elogio, ou fama?


3 fatores pruduzem fama que geram elogios:


1- Ouvir e atender a Deus
2 Cron.1.7 Naquela noite Deus apareceu a Salomão e perguntou: O que você quer que eu lhe dê?
Salomão houve ao Senhor
Deus falou com ele DEPOIS que ele foi ADORAR
salomão foi ao TABERNÁCULO – para adorar ao Senhor, é o que registra os primeiros versículos.


Quem ouve as minhas palavras …Prevalece – casa rocha Mateus 7:24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.


2- Saber Pedir Bem – Nascemos pedindo - acostumamos a pedir: emprego, aumento, uma dispensa, uma casa para morar, uma carro para comprar. Etc... 2 Cr.1.7 Naquela noite Deus apareceu a Salomão e perguntou: —O que você quer que eu lhe dê? 8 Ele respondeu: —Tu sempre mostraste um grande amor por Davi, o meu pai, e deixaste que eu ficasse como rei no lugar dele. 9 E agora, ó SENHOR Deus, cumpre a promessa que fizeste ao meu pai. Já que me fizeste rei de um povo tão numeroso como o pó da terra, 10 dá-me sabedoria e conhecimento para que eu possa governá-lo. Se não for assim, como poderei governar este teu grande povo? 11 Deus disse a Salomão: —Visto que você pediu sabedoria e conhecimento para governar o meu povo, de quem eu fiz você rei, em vez de pedir riquezas, bens, ou honras, ou a morte dos seus inimigos, ou vida longa, 12 eu lhe darei sabedoria e conhecimento. E lhe darei também mais riquezas, bens e honras do que qualquer outro rei teve antes de você ou terá depois.
Se você; tivesse apenas um pedido para fazer a Deus, qual seria?


3- Preocupar-se em servir, Salomão não preocupou-se consigo mesmo – Mas com o povo -v. 10 Não estava preocupado em ser servido – Jesus é o modelo – eu vim para servir Marcos 10:45 Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.




O Declínio de Salomão
Porque a vida não não dão certo, os problemas existem e vem contra você
Cuidado como terminará a sua vida
Salomão dixou de viver e praticar, no final de sua vida
1 Reis 11:33 Porque Salomão me deixou e se encurvou a Astarote, deusa dos sidônios, a Quemos, deus de Moabe, e a Milcom, deus dos filhos de Amom; e não andou nos meus caminhos para fazer o que é reto perante mim, a saber, os meus estatutos e os meus juízos, como fez Davi, seu pai. 34
Sua vida afundou, como os navios de Josafá
1 Rs 22;48 Josafá navios Tarsis – Afundaram em Eziom-Geber
2 Cr. 20:37 Profeta Eliezer “Porquanto te aliaste com Acazias...” Quebraram os navios.
JOSAFÁ não era mau. Mas um servo de Deus que amava e temia ao Senhor, mas a associação que ele teve com Acazias, um péssimo rei, que não temia, nem servia a Deus.
Associações com pessoas que não temem ao Senhor
1 Reis 11:3 Salomão casou com setecentas princesas e também teve trezentas concubinas. Elas fizeram com que ele se afastasse de Deus
1 Reis 11:34 Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era de todo fiel para com o SENHOR, seu Deus, como fora o de Davi, seu pai.
Salomão associou-se com mulheres que lhe perverteram o coração 1 Coríntios 15:33 Não se enganem: “As más companhias estragam os bons costumes


Conclusão
O êxito de salomão começou no altar – na oração – Mas termionou em fracasso prque abandonou ao Senhor.
Uma VIDA EM CRISTO é uma vida melhor. Desfruta de honra
Muitos não conseguem crer – Mas Jesus em nós – produz Bons frutos


Mt. 12:424 A rainha do Sul se levantará, no Juízo, com esta geração e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis aqui está quem é maior do que Salomão.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Uma segunda chance

Em Lucas 13.6-9, encontramos a parábola da figueira, onde Jesus  de pessoas e não simplesmente de árvores. Aquela figueira foi plantada com um propósito. Dar frutos. Deus continua tendo um sonho, um propósito para nossas vidas. O Deus da segunda chance. Deus não desiste de nós. Deus tem nos dado uma 2ª chance. Vamos florescer.
Em Juízes 13-16, encontramos a história de um homem que experimentou uma segunda chance de Deus.

NASCIMENTO MILAGROSO.
Nós também tivemos um nascimento milagroso.

NAZIREU - Consagrado, separado. 
3 eram as exigências para o nazireu. ( Nm. 6): 

1. Não podia beber vinho. O vinho é símbolo de alegria. A pessoa consagrada deve se alegrar em servir ao Senhor. A pessoa consagrada não deve sentir apetites pelo mundo.
2.  Não podia tocar em mortos. Tinha que ficar impregnado pela vida. Tinha que tirar da vida tudo o que é morte. Nosso último inimigo a ser vencido. Morte é separação.
3. Não podia cortar os cabelos. O cabelo cumprido era um sinal externo de algo interno. Era algo visível. A consagração traz diferença.
Como Sansão, somos consagrados ao Senhor, portanto precisamos afastar de nossas vidas o vinho deste de mundo e a morte que nos separa de Deus.
1 – CONSAGRAÇÃO TRAZ PODER. Jz. 13.25. O Espírito Santo passou a incitá-lo, guiá-lo. A base para sermos usados pelo Senhor é a consagração. A consagração traz poder. Precisamos de poder para vencermos o pecado e o diabo.
2 – PROPOSTAS TENTADORAS PARA QUEBRARMOS  A CONSAGRAÇÃO.
Quando perdemos a consagração perdemos o poder. O inimigo tenta nos seduzir para quebrarmos a consagração. Vejamos Jz. 14.5, 6, 8
2.1. Passeava entre as vinhas. Não podemos beber o vinho mas gostamos de passear próximo às uvas. Não podemos comer mas gostamos de cheirar. O diabo primeiro nos convence de que não tem nada de errado. Quantos de nós já estamos tão próximos da fronteira, a um passo da queda e nem percebemos.
2.2. Mel no Leão Morto. O inimigo coloca mel onde não podemos tocar. Mel nas coisas do mundo.
2.3. Perdendo a Identidade.  Finalmente o inimigo usou uma mulher para cortar os cabelos de Sansão.  Perdeu a sua força.
 
Quando perdemos a consagração, entramos em processo de prisão. A nossa vida não decola.
Três coisas acontecem quando perdemos a consagração:
a. Perdemos o poder.
b. Tornamo-nos escravos, presos, cativos.c. Perdemos a visão, o discernimento espiritual.
Quantos filhos de Deus se encontram subjugados por satanás, pelo pecado, fazendo serviços de bicho, sem poder para vencer a carne, sem visão. Apenas criticam o Deus está fazendo?. Não perceberam que Deus os abandonou. Ler Jz. 16.20-21
3 – RECEBENDO UMA SEGUNDA CHANCE. Jz. 16.22 ( ap. 5.) Voltando ao 1º amor.
Sansão recebeu uma segunda chance. Deixar o cabelo crescer é abandonar o pecado, é voltar à consagração. Precisamos retomar a nossa Consagração a Deus. “Clamou ao Senhor”( vs. 28). Consagração no casamento. Não quero cadeias me prendendo.
CONCLUSÃO -  Jz. 16.29-30. “O poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza”. A vitória de Sansão foi na sua morte. A nossa vitória está na cruz. Precisamos negar a nós mesmos. Precisamos voltar ao começo
 
Nota: Sansão Foi sepultado entre  Zerá e Estaol – Em Zerá ele começou a ser usado por Deus. No livro de Hebreus ele está na lista dos heróis da fé – Salomão não esta nessa lista porque terminou mal.  Não voltou-se – Deus quer restaurar a tua sorte. Sansão foi restaurado, pois Deus é o Deus da segunda chance

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O Final melhor que o começo

O Final melhor que o começo - Jó 42:12 Referências: Jó Capítuos: 1, 2, 42

INTRODUÇÃO
1.Um esforço concentrado do inferno para destruir a família
A família está sendo fortemente bombardeada. Há muitos ataques contra a família.
    • É a crise conjugal.
    • É crise dos jovens.
    • É a crise dos valores.
2. Cinco áreas que o inimigo tenta atacar em nossa vida
a)Nosso relacionamento com Deus
b)Finanças 
c)Filhos 
d)Saúde 
e)Casamento



3.Deus dá testemunho do caráter de Jó – 1.8
Deus conhece sua vida. Ele sabe quem é você. Sabe o que você faz e o que você não faz. Ele conhece seus pensamentos, seus desejos, seus sonhos. Deus elogia Jó pela sua e integridade.
4.Satanás acusa sobre as motivações de Jó – 1.9-11
Ele disse que Jó serve a Deus por interesse.
Disse que Jó serve a Deus porque Deus o tem enriquecido.
Satanás acusa Jó de amar mais o dinheiro, os filhos e a saúde do que a Deus.
5.Deus constitui Jó como seu advogado na terra – 1.12
Deus confia em Jó. Jó não sabia, mas ele havia sido constituído como advogado de Deus na terra, pois, era o nome e a reputação de Deus que estava em jogo a ao passar pelas duras provas e revezes da vida. Se Jó naufragasse, Deus teria perdido.
I. O INFERNO CONTRA A FAMÍLIA DE JÓ
1.Satanás atacou os bens de Jó – 1.13-20
a)Ele usou homens – sabeus e caldeus roubaram e saquearam os rebanhos de Jó. Ele foi espoliado, roubado. Jó decretou falência. Abriu concordata. Foi à bancarrota
b)Ele usou fogo – queimou ovelhas e servos (1.16). Falava este ainda quando veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu;
Jó era o mais rico do oriente, em instantes, empobreceu
A crise financeira é a crise de muitas famílias hoje. É o investimento que não deu certo. É o negócio que se frustrou. É a empresa que não reage. É o jovem que sai da Faculdade sem perspectiva de emprego. É o pai de família que é mandado embora aos 50 anos e não arranja mais emprego.
Talvez um acidente, uma tragédia, uma mudança de política na empresa pegou você de surpresa e pôs sua vida financeira de cabeça para baixo. Tudo que você construiu durante anos foi de água para baixo.
2.Satanás atacou os filhos de Jó – 1.19
a)Jó era um pai exemplar (1.4,5) – Jó inspirava amizade no coração dos filhos (1.4). Ele tinha comunhão com os filhos (1.5). Ele santificava os filhos (1.5). Ele orava por todos os filhos (1.5). Ele orava pelos filhos de madrugada e continuamente (1.5). Ele priorizava a vida espiritual dos filhos.
b)Satanás atacou os filhos de Jó num dia de festa e comunhão familiar – Todos os filhos morreram num único desastre. Jó vai para o cemitério sepultar todos os seus 10 filhos de uma única vez. Sua dor é indescritível. Jó raspou a cabeça, mostrando que a sua glória havia apagado.
c)Os amigos de Jó o acusam – Disseram que a habitação de Jó havia sido amaldiçoada (5.3). Disseram que seus filhos haviam sido desamparados e destruídos (5.4). Disseram que seus filhos eram rebeldes e por isso Deus os havia destruído (8.4).
d)Quem sabe este é dilema da sua vida hoje – Há muitos filhos que estão sendo atingidos pelos dardos inflamados do maligno. Há muitos pais e mães que estão chorando pelos filhos. Há muitos filhos que estão no mundo, no vício, no pecado. Quem sabe seus filhos são rebeldes, desobedientes e isso está acabando com você.
3.Satanás atacou a saúde de Jó – 2.4-6
Satanás achou que Jó amava mais a sua pele do que a Deus.
Jó então foi ferido: infecção, mau hálito, dor, pele necrosada, corpo encarquilhado. Raspava suas feridas com cacos de telha.
As pessoas cuspiam nele. Seus ossos ardiam. Formavam-se bolhas de pus e ele mordia nessas bolhas para aliviar sua dor.
Sua dor foi tão grande que ele: 1) Desejou morrer no ventre da mãe (3.11; 10.18); 2) Desejou morrer ao nascer (3.11); Desejou que os seios de sua mãe estivessem murchos para morrer de fome (3.12); 4) Procurou e desejou a morte, mas a morte fugiu dele (3.21,22).
Quem sabe você vive o drama de uma enfermidade na família, uma doença crônica, um diagnóstico sombrio e uma cirurgia iminente.
4.Satanás atacou o casamento de Jó – 2.9,10
A mulher de Jó não suportou a pressão. Ela estava acostumada com o sucesso e não com o sofrimento. Ela estava acostumada com as glórias da prosperidade e não com a adversidade.
Ela se insurgiu contra Deus, blasfemou contra ele, ergueu os punhos contra o céu e ordenou seu marido a romper com Deus e morrer.
Jó enfrenta o drama da crise conjugal. Do abandono da esposa na hora da sua maior solidão e aflição. É a dor que supera o romance. É a revolta mostra a carranca. É a crise no casamento que se instala. É o divórcio do cônjuge e depois dos filhos.
5.Satanás atacou as amizades de Jó
Eles são amigos – Vêm de longe.
Eles são solidários – Choram
Eles acusam Jó de:
a)Dizem que Jó não é convertido – 22.21-30
b)Dizem que Jó é um pecador endurecido – 11.3
c)Dizem que Jó é rebelde contra Deus – 34.35-37
d)Dizem que Jó é hipócrita – 4.3-5
e)Dizem que Jó é adúltero – 8.6,7ç 22.5
f)Dizem que Jó é ladrão – 18.19
g)Dizem que Jó é explorador dos pobres – 22.6
h)Dizem que Jó é insensível às necessidades dos aflitos – 22.7,9
i)Dizem que Jó é louco – 5.2
Quem sabe seus amigos mais achegados se voltam contra você: é a decepção, a mágoa, a traição, a acusação insolente, injusta.



  1. A ATITUDE DE JÓ DIANTE DO SOFRIMENTO
1.Jó desaba com Deus sobre sua dor
Jó, na sua angústia levou aos céus 16 vezes a pergunta: POR QUE.
a)Por que estou sofrendo
b)Por que perdi meus filhos
c)Por que Deus não responde minhas orações
d)Por que perdi meus bens
e)Por que meu casamento acabou
f)Por que meus amigos me acusam
g)Por que Deus não me mata
Jó estava cheio de queixas. Ele levantou 34 queixas contra Deus.
2.Ninguém entendeu a causa do sofrimento de Jó
a)Satanás – Ele serve a Deus por interesse.
b)A mulher de Jó – Revolta-se contra Deus, abandona-o e pede ao marido para desistir de Deus e morrer.
c)Seus amigos – A causa são os pecados de Jó.
d)Jó – acha que suas aflições foram impostas por Deus.
e)Ninguém discerniu que era Satanás que estava atacando Jó.
III. DEUS NA INTERVENÇÃO DA RESTAURAÇÃO DE JÓ
1.Deus não respondeu sequer um dos questionamentos de Jó, mas faz-lhe 70 perguntas.
Onde estavas tu quando eu lançava os fundamentos da terra
Onde estavas tu quando eu espalhava as estrelas no firmamento.
Onde estavas tu quando eu punha limite nas águas do mar.
Deus mostrou para Jó sua soberania.
Quando não pudermos entender o que Deus está fazendo: podemos saber que ele está no controle e é nosso Pai.
2.Tudo que Satanás intentou contra Jó, Deus reverteu em bênção
Satanás tentou afastar Jó de Deus, mas Jó ficou mais perto do Senhor.
Satanás tentou destruir a confiança de Jó através do sofrimento, mostrando que Deus não era nem soberano nem amor; mas Jó se curva diante da soberania de Deus – Ilustração – O satanista que enviou uma compra para uma crente em necessidade.
Satanás tentou azedar o coração de Jó com mágoa de seus amigos, mas Jó intercede por eles.
Satanás tentou tirar tudo de Jó, mas Deus devolveu-o em dobro.
Jó compreendeu seis coisas:
1)Ele entendeu que não há crise que Deus não possa reverter – “Bem sei que tudo podes…” (42.2);
2)Ele entendeu que os desígnios de Deus não podem ser frustrados: “E nenhum dos teus desígnios pode ser frustrado” (42.2);
3)Ele admitiu que o seu conhecimento de Deus era superficial – “Eu te conhecia só de ouvir” (42.5);
4)Ele passou a conhecer a Deus de forma mais profunda a pessoal – “… mas agora os meus olhos te vêem” (42.5);
5)Ele reconheceu sua precipitação no falar – “Na verdade falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia” (42.3);
6)Ele passou a conhecer profundamente a si mesmo – “Por isso me arrependo no pó e na cinza” (42.6).
3.Deus restaurou a sorte de Jó
Deus restaurou todas as áreas atingidas na vida de Jó:
a)Deus restaurou os bens de Jó – dando-lhe o dobro. Hoje Deus pode por em ordem sua vida financeira. Ele pode reerguer você. Ele é o Deus da provisão.
b)Deus restaurou a saúde de Jó – Viveu mais 140 anos. Ele viu seus filhos e os filhos de seus filhos. Ele teve uma vida longa e feliz. Deus pode curar suas enfermidades. Deus pode lhe dar a alegria de ver seus filhos crescendo, se casando. Deus pode lhe dar a alegria de ver seus netos e sendo instrumentos de bênção no mundo.
c)Deus restaurou o casamento de Jó – O casamento de Jó foi curado, transformado. Acabou a mágoa, a revolta, o esfriamento. Deus é especialista em reparar vasos quebrados. Para Deus não há causa perdida nem casamento perdido. Talvez você pensa que o divórcio é a única saída. Mas Jesus pode transformar a água em vinho.
d)Deus restaurou os filhos de Jó – Agora, Jó tem 10 filhos no céu e 10 filhos na terra. Não deu o dobro, porque não perdemos os nossos filhos com a morte. Seus filhos são filhos da promessa. Não abra mão de seus filhos. Aqueles filhos que hoje podem estar lhe trazendo dor, amanhã serão baluartes nas mãos de Deus.
e)Deus restaurou os amigos de Jó – Em vez de guardar mágoa das pessoas que falam mal de você, ore por eles. Porque através da intercessão Deus vai curar você e perdoar seus amigos.
CONCLUSÃO
Deus pode restaurar sua família. Deixe de reclamar. Dobre os joelhos e comece a orar e os céus se manifestarão;
Foi quando Jó começou a orar que a sua cura brotou.
Jó começou esse processo tendo Deus como o ponto principal de relacionamento e terminou com Deus em primeiro lugar.